Quando estava no ensino médio, antigamente dito segundo grau e, mais antigamente ainda ginásio, me submeti ao que chamamos de "teste vocacional profissional". Traduzindo: qual a vocação para ser na vida, que profissão deve seguir ?
Eu tinha uns 16 anos quando me aplicaram esse teste no Colégio Rosário e o resultado, quase que instantaneo indicava que eu deveria seguir a carreira de jornalista, escritor ou algo ligado à comunicação.
Ok ! Foi uma informação a mais das tantas que, diariamente eu recebia, e aquela, especialmente, ficou guardada numa área reservada do meu cérebro.
Hoje, dia do meu aniversário, me lembrei desse fato e analiso-o com a experiencia de vida adquirida e outros conhecimentos. Como pode um simples teste de 20 minutos ter a ousadia de, categoricamente, afirmar qual caminho um adolescente deve seguir na vida com relação a sua futura profissão sem levar em consideração milhares de outras informações que poderiam ser extremamente úteis na conclusão desse estudo ?
Os psicólogos são ousados, nesse sentido. E não sentem-se envergonhados em concluir coisas baseados em algumas informações e transgredir os resultados para um universo como se aquilo fosse a real resposta de possíveis dúvidas. Como foi criado isso é uma grande curiosidade pessoal e um desafio à ciência das estatísticas e outras áreas envolvidas, incluindo a própria psicologia.
Seria o psicólogo a versão oficial da cartomante com diploma superior ? Os dois atuam livremente no mercado com direito a plaquinhas de identificação nas portas de seus consultórios. Os psicólogos despejando nos clientes as teorias de um grupo de estudiosos que nunca se entenderam entre si. As cartomantes, utilizando "sinais do além" , talvez vindas desse grupo de psicólogos que já se foram. E os dois faturando em cima, basicamente, de crenças à la "acredite se quiser".
Como disse antes, nesse momento da minha vida, fui convidado, com convite aceito, para escrever num grande jornal de uma grande empresa. Estudei estatística a qual não concluí, estudei engenharia civil, na mesmas condições, e nos próximos dias me formo em administração de empresas.
E fico pensando se aquele teste vocacional de muitos anos atrás veio de uma conclusão digna de cartomante ou por um psicólogo ? Certo ou não, só digo que adoro escrever e hoje tenho, além deste e outros canais nas redes sociais, um meio de comunicação poderoso a minha disposição em função das coisas que venho publicando ao longo da vida.
Algumas crônicas, assuntos polêmicos e um pouco de poesia e verso. Como dizia o velho Chacrinha, "eu vim aqui pra confundir e não para explicar".
segunda-feira, maio 20, 2013
sábado, maio 11, 2013
Salão de Festas não é Boate !
Um dos problemas dos condomínios
é colocar boas maneiras para utilizar o salão
indicado para festas familiares
evitando-se um ar de boate com pagodeira e pancadão
Aqui no condomínio, por exemplo,
já tivemos muita confusão
com festas que entravam a madrugada
excesso de gente, som alto e animação
Portando, caros leitores
o local de festas do prédio é uma extensão do seu lar
deve ter um uso racional e elegante
e os vizinhos não incomodar
E avisem pra gurizada
que nada impede de fazerem seu festão
mas comecem a festa bem mais cedo.
Madrugada é na boate.
Até a 1h , no salão.
Assinar:
Postagens (Atom)
O contracheque de 2011
Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...

-
Pois é. Essa pergunta é bem pertinente. Com toda a tecnologia disponível, redes sociais, meios mais inteligentes de divulgar sua marca, cer...
-
Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...