sábado, outubro 22, 2022

Cagou na saída !

Não é de agora polêmicas envolvendo o artista, auto intitulado Seu Jorge, com o o povo gaúcho. Quiçá não consigamos imaginar o que acontece fora de nossos pagos. 

Certa vez num show marcado na casa de shows em Porto Alegre, a Pepsi On Stage, em frente ao aeroporto internacional Salgado Filho, numa noite prá lá e fria, quase nevando, show do Seu Jorge. E essa casa tem um pé direito alto, telhado de caletão. Ou seja, uma casa muito fria no inverno. O show estava marcado para às 23h, horário de latinos. Eram 1h30 da madrugada e o vivente não tinha subido ao palco numa total falta de respeito. Com certeza não estava no camarim largando uma prosa, tomando um chimarrão e se perdeu na hora.

O que aconteceu foi uma debandada da platéia rumo às bilheterias para pegar seu dinheiro de volta. Eu pergunto o porquê disso ? Jogos de futebol eram às 21h, antigamente. Depois a Vênus Prateada trocou o horário para 21h45min para não atrapalhar a novela. Mesmo assim é tarde.

Shows nos países de primeiro mundo começam bem mais cedo. Não há motivos para serem tão tardes.

Fechando esse parêntese, o que aconteceu no Gremio Náutico União, um clube tradicional de Porto Alegre e que tem uma bela sede numa área nobre, eu não sei dizer. Apenas sei o que li nas redes sociais e jornais locais. Também foi notícia nos telejornais nacionais.

Pelo que li, o Seu Jorge misturou o seu show com campanha política. O público estava ali para ver ele cantar suas boas músicas. Pagaram por um show e não por um comício. E aí os xingamentos, quando terminou o suposto show, foram inevitáveis. Nem voltou para o bis. Até o governador ligou no dia seguinte para o cantor pedindo desculpas pelo mal comportamento de alguns gaúchos.

Sou contra xingamentos. Acho que o silêncio diz bem mais. E ninguém xinga gratuitamente. Deve ter tido motivo ou motivos para tal comportamento. E governador não deveria se rebaixar pedindo desculpa por alguns. Não estava lá, não viu, soube por terceiros, assim como eu.

Mas também não liguei para ele e nem ligaria pois não tenho assunto a tratar com esse cidadão. Apenas aprecio o seu trabalho.

quinta-feira, outubro 20, 2022

O Rh das empresas evoluindo a passo de tartaruga

 Com o meu estado de desempregado mas com uma MEI nas costas, a gente vai levando. Estou escrevendo esse texto e ouvindo uma bossa nova. "a gente vai levando essa gema".. Tom Jobim e Miúcha cantando.

Pois bem, voltando ao tema, existem vídeos no YouTube onde pessoas publicam o caminho de se sair bem numa entrevista de Rh pois as perguntas são sempre as mesmas e as respostas que eles querem ouvir já vem prontas de casa. 

O Rh das empresas parou no tempo. Acho que uns 30 anos atrás eu criei uma maneira de as empresas conhecerem seus candidatos sem ser presencial. O nome era algo de VICVID. Ou seja, com a orientação de uma psicóloga, o candidato ao invés de mandar um papel onde recebe qualquer tipo de mentira, elemandava um vídeo de ele falando sobre si mesmo e visto, pasmém, num aparelho de VHS onde os recrutadores poderiam analisar de cima até a cintura do desempenho do candidato.

Era uma metodologia moderna até hoje mas nos tempos da carvena. Sabem o tamanho de uma fita VHS ? Imagina a empresa recebendo umas 300 destas para uma vaga de auxiliar administrativo ?

Hoje, aos poucos, as empresas estão fazendo as conversas por canais próprios de vídeo. O Teams, o Meets, etc....não há necessidade de deslocamento.

Agora, imaginem tu veres num vídeo um candidato antes de chamá-lo para uma entrevista presencial ? Nem precisa ser mais presencial pois tu estás entrevistando o candidato ao vivo pela internet. É a mesma coisa que presencial.

Ainda bem que estão evoluindo pois tenho a tese que a parte mais atuante, atualizada, ousada no contexto de uma organização empresarial deveria ser o Rh.

segunda-feira, outubro 17, 2022

As administrações questionáveis nos empreendimentos

 Começo bem direto: quem disse que longevidade é sinônimo de inovação e bom atendimento ?

Tenho um folder aqui em casa de uma pizzaria de Chapecó. Obviamente não citarei o nome. Mas no folheto está escrito, em destaque, desde 1998. E daí ? Pode ser que desde 1998 tu estejas te aprimorando, o que seria positivo, acompanhando as tendencias....Ou, desde 1998 atende mal e resiste não se sabe o porquê.

Isso nada quer dizer. Pode até ser dito de virou um lugar tradicional e que os donos tem orgulho pelo fato de estarem há tantos anos no mercado em função de que o empreendedorismo brasileiro não passa de 2 anos de atuação, segundo dados do SEBRAE.

Outra coisa que acho engraçado são aquelas faixas de SOB NOVA DIREÇÃO. E aí mudou para melhor, para pior, vai ficar na mesma ? A faixa poderia ser confeccionada com um texto tipo AGORA MUDOU PARA MELHOR. ESPERAMOS TUA VISITA PARA VERES A DIFERENÇA !

Pior foi uma faixa em um restaurante quando estava indo para Santarém, no Pará. Isso. Foi viagem de ônibus de Chapecó até lá. 3 dias de viagem. Em uma das paradas, já no Pará, chegamos numa "rodoviária" onde tinha um restaurante ao lado com uma faixa AGORA SOBRE NOVA DIREÇÃO !

Fazer o que ? O marketing feito de qualquer jeito acaba-se perdendo dinheiro na confecção do material e zero na comunicação. Desperdício pleno.

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...