segunda-feira, dezembro 25, 2023

Natal 2023 e o Celular

Nunca gostei desses natais atuais. Gostava quando era na casa de uma de minhas avós lá em Pelotas. Casa  cheia, uma criançada, muitos tios e tias e mais os primos, troca de presentes e comilança.

Naquela época não existia celular para desviar as atenções das pessoas. Era pura integração entre os parentes. Depois minhas avós morreram e a festa se transferiu para as casas de cada um com os seus.

Lá em casa a família se reunia junto com meus pais, depois só com minha mãe e depois....Nunca mais teve reuniões natalinas.

O celular substituiu os encontros pessoais diminuindo as distâncias. Uma coisa completamente sem sal, fria e chatérrima.

Faz uns 7 anos que passo o Natal sozinho e esse ano não foi diferente. Aproveitei que temos celular para mandar um monte de mensagens que nada acrescentam; Para ser diferente, compus uma música e mandei cantando e tocando piano. Depois mandei mais uma só tocando.

22h00 eu já estava dormindo.

Feliz Natal para quem leu essa chatíce.

sexta-feira, dezembro 15, 2023

Volta da Clínica

 Pessoal

Desculpem meu desaparecimento aqui no blog mas foi por uma causa nobre. Estive internado em uma clínica de recuperação e voltei renovado desde a semana passada.

Agora é vida nova e novos desafios.

Aguardem novos textos os quais poderão ser vistos nos próximos dias.

Agradeço a compreensão.  

quarta-feira, janeiro 25, 2023

Todo dia a mesma noite

A Netflix relembra, numa mini série, aquela noite de horror que aconteceu na Boate Kiss em Santa Maria, RS. Cenas amadorescas e irresponsáveis, onde os extintores estavam descarregados, matarem 242 pessoas num lugar que era uma verdadeira armadilha.

Os responsáveis pela tragédia saíram ilesos, como sempre, perante uma justiça capenga, e promotores desqualificados, aparentemente,  ara julgar esse caso específico. 29 irregularidades no local e deixaram a casa funcionara como se nenhuma ameaça tivesse presente naquele local. 

Era 26 de janeiro de 2013. 10 anos atrás. No Segundo Caderno do jornal Zero Hora, saiu uma matéria sobre essa séria na Netflix e está escrito ali que a tragédia foi há 5 anos atrás. Devem ter estudado na mesma faculdade dos jpromotores que julgaram o caso.

A série contém cenas fortes daquele dia mas vale a pena ver o que é a ganancia e fome por dinheiro. A casa estava com a lotação acima do permitido, as portas cerradas, sem luz de emergencia e porteiros despreparados que exigem que apresentassem as comandas na saída enquanto a casa pegava fogo e as pessoas inalando gases tóxicos. Não existiam fingers, extintores obsoletos e tudo mais que levasse a um trágico final.

E foi exatamente o que aconteceu.


quinta-feira, janeiro 05, 2023

RH de empresas em plena decadencia

 Anos atrás escrevi sobre esse tema  A decadencia dos RH's das empresas .

O que acontece é que eles ainda pedem CV por escrito e duvido que haja uma confirmação dos fatos. Por exemplo, eu, candidato ao RH,  escrevo que quando estava no ensino médio, em 1987, tirei primeiro lugar num concurso de redação sobre o desmatamento do sertão sob a supervisão do padre Gnoato (Colégio Marista).

Quem vai atrás da veracidade dessa informação ? Mas o papel aceita tudo.

Os anos passaram, estamos em 2023, e 98% das empresas pedem CV por escrito. Uma evoluíram e mandam um teste de conhecimento que tu tens um tempo determinado para respoder. Outras partiram para as entrevistas por plataformas de vídeo conferencia.

Mas as mais modernas, hoje entrevistam os cadidatos apenas por áudio pois não interessa como a pessoa é aparentemente e sim interessam suam respostas, seu modo de pensar e se comunicar.

O problema maior, nessa evolução, é quem vai contratar o pessoal de RH para uma empresa ?

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...