quarta-feira, julho 24, 2013

O Ser Humano é Mesmo Complicado !

Recebo uma carta quilométrica ! Veio de uma pessoa que eu considerava meu amigo mas que há mais de 6 meses não mandava coisa alguma. Nem pra dizer que não era mais meu amigo.

Mas ele tinha uma grande arma na mão: o bloqueio nas redes sociais e assemelhados !

Segundo testemunhas, o cara chegava a ficar excitado fazendo isso ! Era o clique da misericórdia, o poder de me manipular, se censurar meu acesso à informação, de poder ler e comentar e participar de suas postagens, mesmo não sendo mais próximo dele.

Me parece que as pessoas gostam de brincar de Fidel Castro na vida real. Isso dá a sensação de grandeza, de superioridade, de profunda ignorancia e covardia.

Acredito que ele deva ler esse relato e dar risada posteriormente, mostrar para os amigos, para os falsos amigos, imprimir e gozar no meu texto.

Só tenho a lamentar um fato desses. Vem de uma pessoa considerada elite na educação brasileira. Somos o lugar 84 na educação mundial.

Desisto ! Isso aqui não será primeiro mundo tão cedo !

terça-feira, julho 23, 2013

Dia do Amigo !

Num  dia desses que passou recentemente foi comemorado o Dia do Amigo ! Mais um daqueles apelos marketeiros para se vender mais, consumir mais. Poucas ou nenhuma foram as propagandas que incentivavam a conservação das boas amizades, um bom beijo e abraço, naquelas pessoas que tanto consideramos e que são muito raras em nossa vida.

Os amigos verdadeiros que temos geralmente muito poucos. Falo daqueles que você pode contar para qualquer situação, que te ve frequentemente ou faz contato para ter notícias, que participa da tua vida e que, se um dia você morrer antes que ele, certamente irá no teu enterro.

Conheci uma pessoa, que hoje teria a mesma idade que eu, mas que morreu uns 10 anos atrás e que era daquele tipo que se vangloriava em ter centenas de conhecidos, onde ele andava sempre aparecia alguém para cumprimentá-lo e eu sempre falei pra ele: conhecidos é uma coisa ; amigos, é outra bem diferente.

No dia do enterro dele, apesar de não ter levado adiante nosso relacionamento em função de certos atos dele por um consumo excessivo de bebida diária e que mudava bastante sua personalidade original, eu estava lá. Eu e mais uns 5 amigos dele.

No Dia do Amigo que passou eu fiquei pensando em algumas pessoas que eu considerava bastante e que acabamos nos separando por incompatibilidade de personalidades apesar de ter até pouco tempo guardado emails com declarações de quem realmente se gosta.

Um era um cantor argentino extremamente temperamental e se achando o máximo apesar de ser conhecido somente em seu prédio e olhe lá. Uma outra que achava que o mundo tinha que girar ao seu redor. Um outro, metido a escritor e intelectual, bipolar e grande mentiroso. E outros que não me chamaram tanto a atenção.

Eram boas pessoas, até a gente conhecer um pouco melhor !

Ter verdadeiros amigos é complicado e um trabalho árduo e longo de conquista !

terça-feira, julho 16, 2013

O que dizem os signos ?

Conheço pessoas que não saem de casa antes de lerem o horóscopo. Horóscopo ? E o que está escrito ali serve para uma imensa população que se enquadra ali ou aqui ?
Estatisticamente falando, é uma ousadia tremenda relatar o que será do teu dia para uma gama gigantesca de pessoas e como se tudo fosse acontecer para esse grande grupo, da mesma maneira.
Mas tem gente que acredita e lê !
Tem gente pra tudo !
Tem gente para ser enganada em golpes financeiros, tem gente disponível para comprar bilhete premiado, tem gente que consegue ver em letras de música funk um fundo filosófico que pode mudar o mundo, tem gente que acredita numa sociedade alternativa, tem gente pra tudo.....
Questiono a seguinte coisa: o mundo precisa de um rumo ? Precisamos sempre caminhar de acordo com os ponteiros do relógio ou a sequencia dos digitais ? Precisamos ter alguém que dite nosso rumo, nosso modo de viver ? Precisamos ser organizados ?

O que, realmente, precisamos para sermos felizes ?

sexta-feira, julho 12, 2013

Eu tenho facebook e twitter !

Grande merda ! Pergunto qual o objetivo de a gente participar de redes sociais se as mesmas são pra lá de anti-sociais ?
Aqueles que tem mais de 50 amigos ou conhecidos no seu rol de amizades, te garanto que, o dia em que você morrer, nem 3% vai comparecer no teu enterro ou nem tomará conhecimento disso.
Sabe por que ?
Porque inventaram redes sociais onde o objetivo é outro. É futricar a vida alheia, é saber se a fulano casou de novo ou qual namorado está, é para saber se você está empregado e se está de bem com a vida, se tem viajado e conhecido lugares bacanas ou continua na favela tomando Nova Schin.
É isso que o povo procura. Baixaria, chinelagem, barraco !
Infelizmente é isso !

quarta-feira, julho 10, 2013

Devaneio psicológico !

Realemnte não sei e nem tenho conhecimento para saber a resposta de uma questão que me intriga há bastante tempo: por que as pessoas mentem e tentam viver outras vidas diferentes da sua realidade ?

Seria uma recusa a sua própria personalidade ? Seria uma incapacidade de mudar seus objetivos de vida ? Seria um orgasmo viver outra pessoa com o objetivo de brincar com a vida ou mesmo denegrindo a inteligencia de quem está ao seu redor ?

É  realmente complicado responder isso. Me veio a inspiração para escrever esse tema devido a uma pessoa que conheci e que assume umas 5, no mínimo, personalidades na internet, nas redes sociais, se comportando das mais diversas maneiras.

Qual seria a resposta para esse tipo de comportamento ? O que isso agrega valor à vida da pessoa em questão ? A quem essa pessoa está querendo enganar além de si mesma ?

Pelas minhas observações, essa pessoa que conheci hoje vive momentos de plena bipolaridade. Ora se comporta de uma maneira, ora de outra. Senti, pelas minhas observações, uma pessoa doente, sem rumo, sem referencias e que as circunstancias do dia-a-dia é que lhe davam o rumo da vida.

Uma pena para quem conheceu essa pessoa tempos atrás. Inteligente, investigador, curioso e sempre atrás de novos conhecimentos, De uma hora pra outra, se entregou a uma vida vulgar, escrevendo coisas sem nexo, se referindo sempre a putarias da vida, a vivencias reais ou imaginárias de um guri com sérios problemas de personalidade e assim por diante.

Uma pena.

Os talentos da vida que temos visto ao longo dos tempos, nos remetem a intelectuais que nos deixaram cedo. Mas esse, em questão, faz parte daquele time que poderia contribuir muito mas nada contribui e ainda nos deixa um legado de baixarias e palavras que nada se relacionam ao seu potencial cultural. Uma grande lavagem cerebral deve ter acontecido nesse interim. Que Deus o tenha !

sexta-feira, julho 05, 2013

Pegue sua cadeira de rodas e vá viver sua vida !

O título da minha postagem é forte. É uma crítica que tenho sobre as palestras de auto-ajuda feitas por deficientes físicos, cadeirantes, surdos-mudos e todos aqueles que viram nesse segmento uma oportunidade de ganhar a vida.

Nada tenho contra esse tipo de iniciativa. Assim como temos palestrantes deficientes que nos levam às lágrimas ao final da sua explanação, temos, também, ótimos palestrantes que nos levam às lágrimas ao final de sua explanação. Cada um do seu jeito. Cada um dando o recado proposto.

Qual a diferença entre esses dois tipos de palestrantes ? Nenhum ! Um se vale da sua condição de deficiente físico, cadeirante, etc...e o outro é uma pessoa que não teve esse tipo de problema. O recado dos dois é, geralmente, muito semelhante.

Por isso que não me emociono muito com o apelo do melhor estilo "coitadinho" quando um cadeirante vem me dizer o que tenho que fazer na vida para ser feliz ou uma pessoa melhor.

Cada um tem seu estilo de vida, cada um sabe o que é melhor pra si ou não.

E deixo uma questão no ar: quantos mudaram radicalmente suas vidas após terem assistido uma palestra de auto-ajuda sendo ministrada por um deficiente ou um que não seja deficiente ?

segunda-feira, julho 01, 2013

Equipe focada e comprometida !

Aproveito um exemplo recente no meio futebolístico, no caso a conquista de mais um título para o Brasil, para colocar coisas importantes que aprendi na faculdade de administração.

A principal delas é estar focado naquilo que fazemos e com uma expectativa de resultado bem definida. No caso do time da seleção, comandada por um competente e vitorioso técnico, o Felipão, para quem tem um olho clínico nesse aspecto administrativo, dava para perceber, nitidamente, um grupo comprometido com o objetivo principal: a conquista do torneio.

Um fato que me chamou a atenção foi na execução do hino nacional antes das partidas. Não me lembro de ter visto um grupo perfilado e abraçado, cantando em alto e bom tom, o hino nacional e que contagiou os torcedores presentes no estádio. Não que tenha havido qualquer relacionamento com as manifestações nas ruas pelo Brasil. Mas ali estava um grupo que tem um papel primordial e importante perante o seu povo, tão apaixonado pelo futebol, em fazer bonito, em conquistar um campeonato perante sua torcida.

Algo aconteceu e que antecedeu essa cena. Pelo menos ali, no campo, o Brasil precisava fazer bonito em detrimento dos acontecimentos políticos e condutas de governo desse país que deixaram tanto a desejar e que foram motivo para o povo sair às ruas.

Quando temos um líder ou uma equipe que deixa bem claro as nossas virtudes e limitações, as expectativas de superação individual em cima de uma orientação forte, treinada e precisa dos comandantes, o quanto é importante estar focado no objetivo e se comprometer a não decepcionar milhões de brasileiros que ali colocaram seus olhos e paixão nesse acontecimento, os resultados, se não forem o máximo, chegam muito perto e deixam todos satisfeitos.

Nesse torneio futebolístico, a Copa das Confederações, a seleção brasileiro foi o máximo !

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...