quinta-feira, outubro 31, 2013

O Nosso Ralouim !

Escrevi nas redes sociais, ontem, sobre esse dia tão tradicional nos Estados Unidos mas que soa muito estranho por aqui. Mas como somos quase macacos de imitação de certos hábitos e culturas de outros países, isso nem chega a ter muita importancia.

Nesse aspecto os americanos são bem fiéis ao que a cultura e tradições deles proporciona. Quase que impossível você encontrar um grupo de americanos em volta de uma fogueira, vestidos de caipira e decoração com bandeirinhas coloridas no mês de julho.

Mas pessoas vestidas de bruxas, abóboras transformadas em monstros, principalmente na região sul e sudeste desse país, a gente encontra aos montes no final do mês de outubro.

Tenho uma vaga informação de como começou esse festejo americano assim como tenho outra vaga ideia de como as festas de São João começaram.

Apesar de tudo, a macaquice movimenta a economia por essas bandas tupiniquins. O díficil, mesmo, será um brasileiro escrever HALLOWEEN corretamente. E se não acertar vai ter travessura pela frente !

sexta-feira, outubro 18, 2013

Cresci sem Internet !

Volta e meia esse tema me vem à tona ! Como pude passar minha infancia e adolescencia sem estar plugado em uma rede social ?

Claro, os tempos eram outros ! Tínhamos que ir à luta para fazer novas amizades, para conhecermos novas pessoas, para sermos sociais. E isso, obrigatoriamente, nos fazia sair de casa. Ir às ruas !

Hoje a coisa é bem mais simples para os adolescentes e pessoas em geral. Basta o contato inicial com alguém do colégio ou do trabalho que os próprios programas sociais se encarregam de te indicar quem serão teus próximos amigos. Para quem conhece um pouco de matemática, é uma PG de razão, no mínimo , 2.

E nas minhas solitárias reflexões em mesa de bar fico pensando uma coisa que me intriga: e se acabassem, de uma hora para outra, a internet ? Nada de redes sociais, de navegações, nem o pornô da madrugada.....O que seria dessa geração X,Y,Z sem internet ? Os smartphones ficariam obsoletos, assim como os tablets, notes, laps, etc.....

Penso que haveria um suicídio em massa ! Um descontentamento geral com a única ferramenta disponível para que essas gerações tenham contato conosco, os mais velhos e que ainda estamos por aqui.

terça-feira, outubro 15, 2013

Copa FIFA 2014

Estive à margem do que rola no futebol mundial. Segundo um amigo que vive desse trabalho, de fazer reportagens e matérias sobre o futebol pelos mais diversos países, a dinheirama que rola nesse meio é imensurável. Ele me desafiou a "chutar" um número quantitativo sobre as cifras que estão envolvidas com esse esporte e, vos digo, que errei feio, para menos.

A cifra que rola no esporte futebol, principalmente nas competições e clubes de primeira linha, é algo fora do nosso raciocínio. As marcas envolvidas, as vendas dos apetrechos múltiplos, os campeonatos, e por aí afora, me leva a uma dúvida sobre o poder econômico influenciando no resultado das competições.

Já tivemos sérios indícios sobre essa questão envolvendo meu clube, o Internacional de Porto Alegre, quando foi escancaradamente prejudicado em detrimento de um clube paulista que sempre teve o agrado de uma grande rede de comunicação brasileira.

Não consigo imaginar um envolvimento extracampo. Mas que ele existe, com certeza existe, segundo esse meu amigo que vive e sustenta sua família tendo o pano de fundo o futebol.

O dinheiro superou a emoção, a paixão ! A sua emoção está predestinada assim como a sua paixão vem sendo manipulada.

E viva o futebol.

sábado, outubro 12, 2013

Dia das Crianças !

As lojas agradecem esse dia
pois o movimento é infernal
dia das crianças virou um dia
de um consumo descomunal

Criança gosta de brincar
independente do brinquedo que tem
se distrai com qualquer coisa
atiçando o ladro criativo que advém

Livros são raros na lista
muito menos jogos simples como um dominó
os pais insistem no lado eletrônico
sem perdão e dó

Criança curte é amor e alegria
e um cantinho para brincar
os pais lhe dando toda a atenção
e para a vida se preparar


quinta-feira, outubro 10, 2013

A criatividade humana !

Comparado aos outros animais, somos os que tem o privilégio de uma mente de infinitas combinações de criação, de devaneios, de soluções, de indagações, de questionamentos, de confusões, e por aí vai.

Nossa capacidade de pensar, segundo estudiosos, é infinita. Ninguém, até hoje, conseguiu afirmar o quanto podemos ir nesse diferencial cerebral perante os outros animais.

O ser humano, comparado aos demais animais, corre pouco, enxerga mal, ouve com dificuldade, tem um paladar restrito, nadamos devagar mas temos um cérebro que os outros tem e muito limitado. Fomos feitos para usar esse cérebro, para exercitar esse cérebro e não para sair pulando, correndo, nadando....

O nosso cérebro, na grande maioria das pessoas, é pouco exercitado, pouco incentivado ao exercício, pouco exigido. Essa é a grande falha, ao meu ver, nossa. Nunca demos o devido valor ao nosso diferencial.

O resultado disso é a grande dificuldade de nos relacionarmos, de criarmos coisas, de sermos diferentes.

Deixo aqui o texto para ser pensado pelos meus amigos leitores.

segunda-feira, outubro 07, 2013

Um pouco distante !

Peço desculpas aos meu leitores por estar escrevendo menos aqui neste espaço.

A desculpa, talvez soando um pouco esfarrapada, é meu envolvimento com a finalização de meu primeiro livro de crônicas.

O termo esfarrapado saiu naturalmente da minha autocrítica pois sempre temos para tudo que queremos fazer. É só uma questão de querer e não de procrastinar.

Nessa semana que começa escreverei coisas novas por aqui. Assunto é que não falta !

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...