TCC é a sigla nos meios acadêmicos para designar o "trabalho de conclusão de curso". Ou seja, o trabalho final depois de anos de estudo sobre um assunto escolhido pelo aluno mas....nos moldes dos que irão te analisar e te julgar.
O paradoxo disso é que este trabalho final nada mais é que um apanhado de idéias DE OUTROS e opiniões DE OUTROS sobre o tema escolhido pelo aluno. Não se pode fazer um trabalho ousado, diferente, criativo, único, singular, inédito. Nada disso. A banca que irá te julgar é formada por professores retrógrados, que tem medo da ousadia, que não saberiam te julgar se fosse apresentado a eles algo que o aluno inventou. Nada disso. O trabalho de conclusão deverá ser uma coisa bem careta, escrito de um modo careta para que os caretas te julguem de uma forma careta pois viveram a vida todo na meio da caretice.
A ousadia do aluno fica para depois. Fica para ser colocado em prática e superar a empresa do professor que te julga. Ali no mercado de trabalho pode. Mas na faculdade ele é ainda o dono do campinho, o dono da bola e as regras partem dele. Saiu fora do esquema, teu trabalho nem será julgado.
Estamos no lugar 86 na educação. Me parece que nada está sendo feito para melhorarmos no ranking. Com uma mentalidade assim de quem julga um rabalho de conclusão de curso, não poderia ser muito diferente.
Algumas crônicas, assuntos polêmicos e um pouco de poesia e verso. Como dizia o velho Chacrinha, "eu vim aqui pra confundir e não para explicar".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Volta dos Nomes Tradicionais
Pois é. Voltou o Nilo, a Sofia, a Maria Helena, o Rodrigo, o Antônio, o Bernardo, a Alice, a Anastácia, o Eurico, enfim.... Voltamos a conh...
-
Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...
-
Pois é. Essa pergunta é bem pertinente. Com toda a tecnologia disponível, redes sociais, meios mais inteligentes de divulgar sua marca, cer...
Nenhum comentário:
Postar um comentário