sábado, outubro 22, 2022

Cagou na saída !

Não é de agora polêmicas envolvendo o artista, auto intitulado Seu Jorge, com o o povo gaúcho. Quiçá não consigamos imaginar o que acontece fora de nossos pagos. 

Certa vez num show marcado na casa de shows em Porto Alegre, a Pepsi On Stage, em frente ao aeroporto internacional Salgado Filho, numa noite prá lá e fria, quase nevando, show do Seu Jorge. E essa casa tem um pé direito alto, telhado de caletão. Ou seja, uma casa muito fria no inverno. O show estava marcado para às 23h, horário de latinos. Eram 1h30 da madrugada e o vivente não tinha subido ao palco numa total falta de respeito. Com certeza não estava no camarim largando uma prosa, tomando um chimarrão e se perdeu na hora.

O que aconteceu foi uma debandada da platéia rumo às bilheterias para pegar seu dinheiro de volta. Eu pergunto o porquê disso ? Jogos de futebol eram às 21h, antigamente. Depois a Vênus Prateada trocou o horário para 21h45min para não atrapalhar a novela. Mesmo assim é tarde.

Shows nos países de primeiro mundo começam bem mais cedo. Não há motivos para serem tão tardes.

Fechando esse parêntese, o que aconteceu no Gremio Náutico União, um clube tradicional de Porto Alegre e que tem uma bela sede numa área nobre, eu não sei dizer. Apenas sei o que li nas redes sociais e jornais locais. Também foi notícia nos telejornais nacionais.

Pelo que li, o Seu Jorge misturou o seu show com campanha política. O público estava ali para ver ele cantar suas boas músicas. Pagaram por um show e não por um comício. E aí os xingamentos, quando terminou o suposto show, foram inevitáveis. Nem voltou para o bis. Até o governador ligou no dia seguinte para o cantor pedindo desculpas pelo mal comportamento de alguns gaúchos.

Sou contra xingamentos. Acho que o silêncio diz bem mais. E ninguém xinga gratuitamente. Deve ter tido motivo ou motivos para tal comportamento. E governador não deveria se rebaixar pedindo desculpa por alguns. Não estava lá, não viu, soube por terceiros, assim como eu.

Mas também não liguei para ele e nem ligaria pois não tenho assunto a tratar com esse cidadão. Apenas aprecio o seu trabalho.

quinta-feira, outubro 20, 2022

O Rh das empresas evoluindo a passo de tartaruga

 Com o meu estado de desempregado mas com uma MEI nas costas, a gente vai levando. Estou escrevendo esse texto e ouvindo uma bossa nova. "a gente vai levando essa gema".. Tom Jobim e Miúcha cantando.

Pois bem, voltando ao tema, existem vídeos no YouTube onde pessoas publicam o caminho de se sair bem numa entrevista de Rh pois as perguntas são sempre as mesmas e as respostas que eles querem ouvir já vem prontas de casa. 

O Rh das empresas parou no tempo. Acho que uns 30 anos atrás eu criei uma maneira de as empresas conhecerem seus candidatos sem ser presencial. O nome era algo de VICVID. Ou seja, com a orientação de uma psicóloga, o candidato ao invés de mandar um papel onde recebe qualquer tipo de mentira, elemandava um vídeo de ele falando sobre si mesmo e visto, pasmém, num aparelho de VHS onde os recrutadores poderiam analisar de cima até a cintura do desempenho do candidato.

Era uma metodologia moderna até hoje mas nos tempos da carvena. Sabem o tamanho de uma fita VHS ? Imagina a empresa recebendo umas 300 destas para uma vaga de auxiliar administrativo ?

Hoje, aos poucos, as empresas estão fazendo as conversas por canais próprios de vídeo. O Teams, o Meets, etc....não há necessidade de deslocamento.

Agora, imaginem tu veres num vídeo um candidato antes de chamá-lo para uma entrevista presencial ? Nem precisa ser mais presencial pois tu estás entrevistando o candidato ao vivo pela internet. É a mesma coisa que presencial.

Ainda bem que estão evoluindo pois tenho a tese que a parte mais atuante, atualizada, ousada no contexto de uma organização empresarial deveria ser o Rh.

segunda-feira, outubro 17, 2022

As administrações questionáveis nos empreendimentos

 Começo bem direto: quem disse que longevidade é sinônimo de inovação e bom atendimento ?

Tenho um folder aqui em casa de uma pizzaria de Chapecó. Obviamente não citarei o nome. Mas no folheto está escrito, em destaque, desde 1998. E daí ? Pode ser que desde 1998 tu estejas te aprimorando, o que seria positivo, acompanhando as tendencias....Ou, desde 1998 atende mal e resiste não se sabe o porquê.

Isso nada quer dizer. Pode até ser dito de virou um lugar tradicional e que os donos tem orgulho pelo fato de estarem há tantos anos no mercado em função de que o empreendedorismo brasileiro não passa de 2 anos de atuação, segundo dados do SEBRAE.

Outra coisa que acho engraçado são aquelas faixas de SOB NOVA DIREÇÃO. E aí mudou para melhor, para pior, vai ficar na mesma ? A faixa poderia ser confeccionada com um texto tipo AGORA MUDOU PARA MELHOR. ESPERAMOS TUA VISITA PARA VERES A DIFERENÇA !

Pior foi uma faixa em um restaurante quando estava indo para Santarém, no Pará. Isso. Foi viagem de ônibus de Chapecó até lá. 3 dias de viagem. Em uma das paradas, já no Pará, chegamos numa "rodoviária" onde tinha um restaurante ao lado com uma faixa AGORA SOBRE NOVA DIREÇÃO !

Fazer o que ? O marketing feito de qualquer jeito acaba-se perdendo dinheiro na confecção do material e zero na comunicação. Desperdício pleno.

segunda-feira, setembro 12, 2022

D. Pedro I, O Sapo Comunista e os Generais

 Nasci em 1960 e, em Porto Alegre, morava em frente a faculdade de arquitetura, na Av Osvaldo Aranha, bem em frente onde ocorriam as manifestações contra o regime militar.

Cabe salientar um parênteses sob meu ponto de vista. O pai que não cuida de um filho, dando-lhe educação, estudo em boas escolas, impor horários e disciplina, saber quem são seus amigos e os lugares que frequenta, seu modo de vestir, entre tantas coisas , está fadado a criar um rebelde, um marginal dentro da sua própria casa.

O regime militar foi assim, ao meu ver. Caso contrário, os comunistas tomariam conta e desconheço um país comunista que tenha dado certo pois entra o aspecto da tirania. Mas isso é um assunto para outra postagem mais adiante.

Eu fiz o ensino fundamental numa escola pública chamada Grupo Escolar Argentina, entre 1967 e 1970. Tínhamos uniforme, igual em todos os grupos escolares da nossa cidade, e quem chegasse na escola sem uniforme era convidado a voltar para casa. Tínhamos merenda todos os dias, aulas de música, ótimos professores, cantávamos os hinos do Brasil e da Argentina com hasteamento da bandeira e, em algumas ocasiões, quando recebíamos todos os anos o cônsul da Argentina pois tínhamos o apoio daquele país.

Quando entrava alguém na sala de aula, diferente do contexto, todos se levantavam, numa demonstração de educação e respeito. Várias escolas públicas eram exemplos de ótimos colégios e, praticamente, se descartava a prática de reforço de um curso pré-vestibular pois uma grande maioria passava na UFRGS.

Participei de alguns desfiles no 7 de setembro, com minha bicicleta com papel crepom verde e amarelo que se entrelaçavam nos aros da mesma. E aquilo para mim era o máximo. Parecido com que ocorreu em Brasília na comemoração dos 200 anos da independencia brasileira.

Aliás, o colégio Argentina ficava na Av Independencia, em Porto Alegre, como já havia escrito.

Abro um parênteses sobre a participação de D.Pedro I no Brasil e do seu grito de independecia. Segundo o jornalista e historiador Laurentino Gomes, no seu livro 1822, muita coisa contada nos livros tradicionais não são verdadeiras ou foram feitas de uma outra maneira. Por exemplo, aquela famosa pintura às margens do Ipiranga foi um verdadeiro devaneio do pintor. D.Pedro estava num jegue branco, roupas casuais e quase se cagando na calças pois tinha sérios problemas intestinais. Vale a pena ler esse livro.

Voltando ao regime militar, eis que surge o chamado Sapo comunista que, mais adiante se tornaria presidente desastroso do Brasil. Nas primeiras eleições, pós militares, venceu o Collor que acabaram chutando do Planalto e assim vieram outros que jogaram pro espaço a educação no Brasil. Não se tinha mais merenda, a gurizada ía pra aula sem camisa e com as cuecas aparecendo, consumo de drogas no entrono das escolas e nas próprias salas de aula, esses grupos escolares em Porto Alegre, praticamente desapareceram e assim vai.

Na época de escola, eu sabia o nome de todos os ministros, pois eram pouco e ficavam do início ao fim dos mandatos dos generais. Hoje eu acho que a Dilma nem saberia o nome dos 29 ministros da sua pasta.

O Brasil, nos anos 70 crescia numa média de 10% ao ano. Se chegar a 2% nos dias de hoje é motivo de foguetório.

Por isso, afirmo: ditadura militar, não. Regime militar , sim.

Que saudades daqueles tempos ! 

segunda-feira, agosto 08, 2022

O VAR atrapalha nosso futebol

 Já notaram que temos o árbitro principal, 2 bandeirinhas onde cada um cuida de um lado do campo, um árbitro auxiliar e mais tres na sala do VAR. Mesmo assim acontecem erros grotescos nas partidas.

Ontem, vendo Palmeiras x Goiás, um atacante do Palmeiras saiu em disparada , quase na área, e um cara do Goiás atrás dele empurrando, até que do Goiás deu um chute no pé de apoio do cara e o Palmeirense. O juiz estava em cima do lance. E o bandeirinha não viu também ? Ele marca faltas também. E o auxiliar passa o tempo todo batendo boca com os técnicos. Querem bater boca ou comandar seus times ?

E o VAR, com seus inúmeros recursos, passa pelo fone que foi falta. Estão lá só para dar palpite se foi gol ou não ? Aliás, nosso VAR é um dos mais atrasados do mundo, em todos os sentidos e um dos que mais demoram para tomarem uma decisão cheio de recursos e, mesmo assim, se enrolam todos.

Resolver uma fórmula de Báskara, então, nem pensar. Tudo bem que esse assunto é outra coisa fora do futebol. Foi só um pitaco provocativo. Mas seria interessante um treinador aplicar o esquema de Báskara em seu time.


segunda-feira, maio 02, 2022

O caricato prefeito de Chapecó

 Fui na posse do prefeito de Chapecó , João Rodrigues. O cara fala bem mas é fraco nas ações. Ele divulgou um vídeo ridículo sobre o consumo de bebidas e cigarros que deixaram uma grande sujeira em frente a um estabelecimento comercial. Pelo que eu saiba, isso não está sob jurisdição da prefeitura e sim do dono do estabelecimento em questão. A prefeitura, sim, pode cobrar dos proprietários a limpeza do local mas não fazer o que o prefeito de Chapecó fez, se expondo de modo bizarro à população.

E qual a razão de isso de acontecer ? Chapecó é uma cidade rica mas muito voltada a atividades de negócios, de produção, de progresso. Isso é muito bom mas esquece que aqui temos uma universidade federal de ótimo conceito e outras universidades e faculdades que trazem muitos jovens de diversas regiões do país a completarem seus estudos por aqui. E o que esses jovens vão fazer fora de seus horários de estudo e finais de semana ? A cidade nada oferece.

Qual o problema ? A formação cultural dos governantes dessa cidade atrapalha em muito a parte artística dessa cidade. Desconhecem, ou nem se interessam, pelo que acontece lá fora. Lá podemos tirar muitos bons proveitos e idéias para tornar uma cidade completa. 

Hoje a cultura da cidade está na mentalidade dos suínos. Temos que trazer esse exercício para a mentalidade humana.


domingo, maio 01, 2022

Rapidinhas desse feriado de 1 de maio

 - vou começar dois dias antes. INSS em greve e a perícia social que eu teria que fazer dia 29.03 foi transferida para o dia 24.06.   Só 2 anos de espera para me aposentar.

- discurso dos vermelhos que apóiam o expresidiário beira a baboseira dos discursos dos DCE´s dos anos 60 e 70.

- 1 de maio, Dia do Trabalhador. Pena que estamos por volta de 14 milhões de desempregados. O negócio é abrir uma MEI e meter a cara em um negócio.

- político esquerdista publicou nas redes que a concentração "bolsonarista" está sendo um fracasso. Aí a Jovem Pan News mostrou imagens simultaneas das concentrações pró Lula e pró Bolsonaro em São Paulo. Beira a bizarrice o que esse cara publicou. Sinal de desespero.

Por hoje é isso.

Ajudem a divulgar meu blog, por gentileza.

Muito obrigado. 

sexta-feira, abril 01, 2022

A cara de pau desses políticos

 É um troca-troca irritante e uma falta de consideração com os eleitores e o país. O presidente escolhe seus ministros e em ano eleitoral há uma debandada dos cargos para concorrerem a deputados, senadores, governadores, etc...

O mesmo acontece com prefeitos e governadores. O Dória foi eleito prefeito de SP, abandonou para ser governador e agora vai abandonar o cargo novamente para ser candidato a presidente.

O Eduardo Leite, aqui do RS, recebeu a confiança da maioria do povo, foi eleito governador e agora abandonou os eleitores esperando ser presidente. Um cara-de-pau.

Como dizia Bóris Casoy, "isso é uma vergonha" !

sexta-feira, março 25, 2022

Por que a troca de partidos políticos ?

Eu sempre comparo de os políticos trocarem de partidos assim como jogadores de futebol trocarem de clubes. Esses últimos trocam por não se adaptarem aos esquemas, ou birra com o técnico ou qualquer outro motivo. Ele tem liberdade de escolha sendo que o objetivo é o mesmo em qualquer clube e é indiferente o cara vestir a camiseta de A ou B.

Mas, nos partidos políticos, os mesmos foram fundados com uma ideologia e assinado um termo de compromisso em honrar tal causa.

Aqui no Brasil, há uma troca constante entre os mais de 30 partidos políticos existentes. Entram na onda de "onde o vento sopra, eu vou". Ideologia foi chutada pelo primeiro balde à frente. São, unicamente, jogadas de interesse, perpectuação na mamada no dinheiro público.

Como os eleitores brasileiros carecem de informação, cultura, o jogo fica fácil. Troca-se de partidos como trocamos uma camiseta ao sair de casa.

Se perguntarem para um brasileiro em quem ele votou nas eleições anteriores, ele não sabe.

"Ideologia, eu quero uma pra viver" (Cazuza) 

domingo, janeiro 23, 2022

Candidatos da próxima eleição !

 Estava analisando as falas dos candidatos a vereadores e prefeitos das cidades. As asneiras disso tudo beira a bizarrize.

Um candidato a vereador em São Paulo prometeu que vai fechar a fronteira entre Brasil e a China. Outros falam o nome e seu número sendo que os mesmos estão na chamada do mesmo na televisão.

Sou a favor de fazer um tipo de prova antes de o cara ser candidato com questões para saber se ele conhece mesmo a sua expertise.

Te garanto que mais de 90% não tem capacidade para essa função.

Atuando na Câmara de Vereadores

 Estou bem feliz. Atuando junto com os interesses da cidade na Câmara dos Vereadores. Sugestões e projetos para uma Chapecó melhor. Meu objetivo é exercer a cidadania o que todos deveriam fazer o mesmo.

Esse tipo de coisa incomoda muita gente que não tem iniciativa nem para separar o lixo.

Mas, para mim, me dá um ânimo extra. A função de estar engajado com os interesses da cidade me dá uma autoestima muito grande pois o meu empenho trás benefícios para toda a comunidade.

Era isso.

sábado, janeiro 22, 2022

Quem aproveita as oportunidades da vida ?

     Costuma-se dizer, no linguajar gaúcho, que um cavalo encilhado que passa à sua frente , passará somente uma vez. Já observei, inúmeras vezes , isso acontecer. anto comigo como pessoas que conheci. E o ditado é perfeito.

Se dormir vale mais à pena do que estar atento, pode passar uma tropa de cavalos encilhados de que nada vais modificar a vida moribunda de quem vivenciou. Ou nem sabe o que aconteceu.

Dormir até ao meio-dia remete a uma pessoa derrotada, entregue à toda sorte na vida para fazer algo que preste. E quando as oportunidades surgem, continua dormindo.

O povo brasileiro tem essa característica do "perdi tudo". A água da enchente vai subindo mas não é capaz de ir colocando mais no alto os colchôes e outras roupas de cama. A geladeira, tirando da tomada, pode se encher de lama que, uma mangueirada posterior, volta a funcionar. Menos ainda o fogão. Algo extremamente rústico.

Mas a palavra final é: "perdi tudo".

Perdeu para a sua própria ignorância.

segunda-feira, janeiro 03, 2022

Os problemas de Santa Catarina

 Segundo a Polícia Civil, o Estado de Santa Catarina está infestada de pessoas que merecem uma melhor investigação. Ontem, foi encontrado um Porcshe abandonado, batido, com 6 mil reais em dinheiro vivo no interior, e o dono desaparecido.

Por aqui , isso é bem comum.

A polícia que resolva mais um desses casos.

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...