sábado, junho 29, 2013

Loucuras, devaneios ou loucos pensamentos !

Sabe que tenho uma estranha sensação. Leio textos, horóscopos e coisas e pessoas que conheço ou conheci e acho que elas estão escrevendo pensando em mim.

Loucura ou egocentrismo, isso não sei explicar. Mas que me identifico muito com os textos que leio, isso não tenho dúvida.

Bem ou mal, sempre serve para reflexões futuras ! Seja fantasiosa ou realista !

sexta-feira, junho 21, 2013

O pronunciamento da Dilma !

Sempre fico na esperança de um discurso diferente,algo mais moderno, mais próximo do povo, mais inovador, mais criativo, mais objetivo, mais hábil, mais competente.
O que se viu e ouviu foi a mesma lengalenga de muitos outros que tiveram esse grande poder de falar numa rede nacional.
Devem estar perguntando o que eu faria no lugar dela.
Essa resposta é complexa mas, primeiramente, abriria frentes de diálogo com a população. Emails, redes sociais, milhares de banquinhas nas ruas anotando as sugestões, canais telefônicos para mensagens e tudo mais que pudesse chegar mais próximo ao povo, já que as manifestações não tem líderes ou grupos que assumam a responsabilidade dessas mobilizações.
Após essa etapa, analisaria e divulgaria as prioridades da população e partiria, COM FORÇA TOTAL, para a solução dos problemas.
Mais ou menos por aí, "meus amigos e minhas amigas".

terça-feira, junho 18, 2013

Mais um pouco sobre as manifestações !

Vivi meu tempo de estudante universitário, nos anos 80, na UFRGS. Fazia os cursos de engenharia civil e estatística e participei ativamente de alguns movimentos estudantis. Minha atuação, nesse sentido, junto com outros colegas, foi matéria nos jornais locais, entrevistas nas rádios e muita agitação.

O contraponto disso tudo foi que formamos um grupo contra as diretrizes da UNE e dos centros universitários pois discordávamos de uma greve deflagrada por uma minoria em função da refeição do restaurante universitário ter aumentado alguns centavos. Nesse mesmo restaurante, era servido Coca-Cola subsidiada por verbas federais mas isso nunca foi motivo de protesto apesar de eu, na época, achar um verdadeiro absurdo.

Coincidentemente, éramos um grupo formado por 11 pessoas. O mesmo número de pessoas que fizeram história na nossa trajetória e que foi conhecido como o Grupo dos Onze ! Saiba um pouco mais sobre isso no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupos_dos_Onze.

E, em meio à luta estudantil, em pleno regime militar, desafiamos a força dos DCE´s e partimos para uma empreitada jamais vista nos meios acadêmicos.

A reitoria da UFRGS nos apoiou como pode e fomos tachados como "pelegos" do movimento militar. Vos digo que não era bem isso. E, se hoje tivesse aquela disposição estudantil para sair às ruas, afirmo que sairia para propagandear que a anarquia e depredação são são bons caminhos a se trilhar.

A inteligencia está sempre acima de tudo e que uma boa argumentação sempre é ouvida e refletida !

sexta-feira, junho 14, 2013

Protestos, vandalismos, anarquias e outras coisas mais !

Quando cheguei em casa, ontem à noite, fui surpreendido pela notícia dos vandalismos que estavam ocorrendo em Porto Alegre e, paralelamente, em diversas capitais do país.

Isso não me soou bem pelo fato de haver esse sincronismo nas ações em diversas capitais simultaneamente. Isso me cheira a anarquismo organizado mesmo que eu nem saiba o que é dizer exatamente isso. Mas o termo me veio naturalmente.

Hoje, lendo nos jornais e observando as imagens nos canais de televisão da baderna da noite anterior (nem encaro como protesto pois foi baderna mesmo), um fato me chamou bastante a atenção: os textos das pichações nos muros dos estabelecimentos e portas metálicas.

Disseram que o movimento foi organizado por estudantes. Mas eram vistas bandeiras de diversos partidos políticos, bandeiras de movimentos sindicais e até bandeiras do MST. Esses últimos, então, misturaram as suas reivindicações de terra aliadas a passagens mais baratas nos perímetros urbanos sendo que os ônibus em questão não atendem os serviços até as fazendas reivindicadas.

E para finalizar, pois o assunto é longo, pude ver o que os "estudantes" escreviam nos muros e paredes...

" 2,85 É ROBO.....  3,05 É ROBO......CHEGA DE ROBALHERA...." e por aí vai !

Protesto de estudantes ?

segunda-feira, junho 03, 2013

O Foco !

Adoro essa palavra: FOCO. Ela tem o significado, entre diversos autores, de ser..." .. o ponto de convergência ou donde saem emanações.. ".

Interpreto emanações como sendo o ponto de onde partimos e onde queremos chegar. Adoro conversar com pessoas que me dizem estarem focadas em determinada coisa, em determinado compromisso ou objetivo.

O foco é tudo isso. Numa comparação com a visão, se você tem o foco desregulado de sua máquina de fotografia, de sua televisão, de seus óculos de uso diário, a imagem ficará fosca, não interpretável ou de difícil definição. O foco é necessário para podermos identificar bem as coisas. E administração, esse conceito é extremamente importante pois nos dá o caminho, o rumo, para onde queremos chegar.

Novamente, reafirmo que admiro quem é focado em certas coisas, em projetos, em sonhos. O foco nos mostra onde queremos chegar, sem nuvens ou intempéries no nosso caminho. Ele é bem nítido e objetivo.

Ao tentarmos realizar alguma coisa na vida, tenhamos sempre o foco da questão. Uma imagem fora de foco se torna uma penumbra na escuridão e dali somente a sorte e o acaso nos livrarão dessa situação.

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...