sexta-feira, dezembro 25, 2015

Meu primeiro livro !

Pessoal,
finalmente lancei meu primeiro livro de uma série e que trata de Crônicas, Causos e Devaneios, cujo título é esse.
Escrevo sobre situações fictícias , sobre situações que vivenciei e sobre poesias que criei.
A capa do livro está aí e quem quiser encomendar seu exemplar é só falar comigo pois a produção e divulgação é bem alternativa.

terça-feira, dezembro 15, 2015

Nos Detalhes !

Sempre afirmei que os detalhes fazem a diferença. Qualquer que seja a situação, os detalhes é que darão o toque final.
O bastantão todo mundo sabe fazer, Mas aquele lenço, aquele anel, aquela camisa bem escolhida combinando com a calça, só o detalhista sabe.
Ensinar de um jeito diferente, escolher uma mesa num restaurante alternativo, colocar uma boa música no momento certo.... Tudo isso são qualidades do detalhista.
Geralmente, para quem não é desse time, aquela camisa bacana que ele usa, ele ganhou de alguém.
Quem não é detalhista dificilmente sabe comprar alguma coisa diferenciada.
É uma pena !
Devíamos todos sermos detalhistas !

quarta-feira, dezembro 09, 2015

Judeus e Palestinos

- Sabe aquela judia que mora na Fernandes ? Aquela que costumava fumar maconha ouvindo Janis Joplin !
- To ligado, aquele bairro é o gueto deles !
- Pois é, a mina tá namorando um cara que é dono de um bar na Cidade Baixa !
- Tá, e daí ?
- O cara é palestino, meu ! Vai dar merda !

segunda-feira, dezembro 07, 2015

Crônicas, Causos e Devaneios

Gurizada
já está disponível meu primeiro livro com o título acima. São crônicas selecionadas que escrevi aqui ao longo dos últimos anos, desde a criação do blog, e outras inéditas. Também complementam meu livro, causos da minha vida e poesias as quais chamei de devaneios.
Podem encomendar um exemplar para mim ao preço de 25 reais mais 5 reais de despesas postais para remessa para os que não moram em Porto Alegre. Sei que tenho leitores no exterior e posso ver os custos de envio para a sua cidade.
Os pedidos podem ser feitos através do meu email  otaviojcduarte@gmail.com
Obrigado.

domingo, dezembro 06, 2015

Minha análise do Inter no Brasileirão

Vou começar pelo meu time, o Internacional de Porto Alegre. As inúmeras besteiras que cometeu durante o ano lhe renderam uma quase libertadores. O técnico Argel acabou de dar uma entrevista que a direção colorada nunca lhe cobrou nada. Como assim ? Uma das besteiras foi essa. Todo empregado de uma empresa com uma boa gestão sempre é cobrado por bom desempenho e comprometimento, inclusive passando por avaliações internas tipo 360, pontuação por competência, etc... Acho ele um treinador do tipo toscão e que para clube grande é muita areia pro seu caminhão. Na penúltima rodada, o time dominava a partida contra o Fluminense, ganhava o jogo e mandou o time recuar. Em futebol, senhores, quem faz mais gols ganha o jogo e não vai ser mandando o time recuar que a tendência sempre será tomar gol do adversário.

Lamentável ! O Inter sempre vai morrer na praia. E o Brasileirão sempre termina antes de começar a operação Golfinho.

quarta-feira, novembro 11, 2015

Dunga, seleção brasileira e os cucarachas

Amanhã tem um jogo difícil pelas eliminatórias da próxima copa do mundo. Acredito no Dunga, técnico da nossa seleção.
O conheci pessoalmente, já escrevi sobre isso, e ele é um cara competente e bem focado. Um cara inteligente, fala vários idiomas e procura sempre se atualizar.
Além disso, tem o comando em suas mãos.
Nunca mais esqueci de um episódio em que a repórter da Globo, Fátima Bernardes, tentou entrevistar jogadores na concentração da seleção.
O Dunga perguntou: quem é essa senhora ? E a "vênus prateada" foi barrada para tentar uma entrevista exclusiva.

quinta-feira, novembro 05, 2015

A desinformação e o tiro no pé !

A dupla Cristina Arrogante Ranzolin e Tulio Sabe Tudo Milmann resolveram convidar o secretário da saúde do RS e mais um profissional especializado em câncer de próstata no Jornal do Almoço de ontem, na RBS TV.
O  quadro beirou a bizarrice pela desinformação dos dois apresentadores que levaram um "banho" dos dois convidados ao programa. Cheguei a sentir pena dos entrevistadores e um grande orgulho por ter um secretário da saúde, um cara exercendo um cargo de confiança no governo estadual, mas muito confiante, inteligente e firme ao defender o rumo tomado na questão do "novembro azul" ou "novembro do dedo no cu".
O médico convidado também deu uma aula aos dois desinformados que sequer se prepararam para uma entrevista de alto padrão.
Mais uma vez, a RBS, através de muitos arrogantes que circular por lá, deu mais um tiro no pé achando que ali é um reduto de cultura e informação. Até tenta. Mas não é.

quinta-feira, outubro 29, 2015

Banda O Seguinte, TNT, matérias do rock gaúcho

Não que tenha traumas de matérias de jornais sobre o rock gaúcho pois considero que quando um jornalista se dispõem a escrever sobre tal tema, uma pesquisa minuciosa precisa ser feita. E o que leio se torna uma grande injustiça com dezenas de bandas dos anos 80, 90 quando estourou o movimento bandas de garagem no RS. Não era só Porto Alegre. No interior tinha muita banda boa de garagem que eu conheci.

Mas as matérias que leio, inclusive livros já publicados, me deixa triste pela injustiça de terem deixado de fora bandas que fizeram história. Uma delas foi a que eu tocava, a Banda O Seguinte. Uma das poucas no contexto que gravou um disco por uma gravadora multinacional, a Sony Music. Foi um disco só nosso, não era coletânea. E a mídia deu pouca repercussão para isso.

Se falava mais em TNT, Cascavelettes, Engenheiros do Hawaii, Replicantes, Nenhum de Nós, etc...Bandas boas que eu também curtia mas chegamos num patamar difícil de ser alcançado e muita pouca repercussão na mídia.

A rádio Ipanema era a que nos dava maior apoio. Depois tivemos a sorte de cair nas graças da rádio Atlântida e da rádio Feluspe. Não posso reclamar desses grandes apoios mas era bem diferente das demais bandas. Talvez tenha faltado um bom produtor para nos alavancar no cenário nacional. Tivemos um produtor bem legal mas estudante de arquitetura produzindo banda era uma coisa alternativa demais. Foi na época.

Estávamos ocupando o estúdio da banda TNT, logo no seu começo, gentilmente cedido por eles. No final do ensaio chegou a banda TNT. E eu estava na bateria e o Charles Master pediu pra eu tocar uma música com eles. E tocamos. O cara ficou abismado pois o Felipe Jotz era um tosco naquela época. Aí ele me convidou pra ser o batera do TNT mas eu respondi que não. O Felipe era o grande amigo deles e banda tem que ter profissionalismo e amizade para dar certo. Tempos depois o Felipe Jotz voltou da escola PIT na Califórnia tocando como nunca. Bem melhor que eu que sempre tive o suingue no sangue mas nunca o estudo técnico muito apurado apesar de também ter estudado com um professor da OSPA.

As reportagens que leio nos jornais locais não nos cita. Nos ignora. Apesar de termos tido um feito inédito no rock gaúcho num privilégio de pouquíssimas bandas daqui.


segunda-feira, outubro 26, 2015

O tema da redação do ENEN 2015

Tratou-se da violencia contra a mulher. Mas só um pouco: onde ocorre isso ? No meu meio de convívio, nesses 55 anos de vida, não soube de casos quaisquer com relação a isso.
Convivi, sim, com violencia de vizinhos, com cocô de gato e cachorros, com som auto na madrugada, com roupo de tapetes e jornais na porta do apartamento, etc...
Agora vem essas ONG´s irem na mídia dizendo que isso foi uma vitória.

Ora, a violência existe em todo o lugar e em todos os segmentos. Querer que a mulher seja a parte frágil da história eu acho uma grande demagogia. As mulheres fazem muita sacanagem e praticam muita violência com os próprios filhos.

Mais um tema que pauta a ignorância nesse país.

sábado, outubro 24, 2015

Os problemas de saúde dos idosos

Não vou aqui reproduzir uma matéria lida no jornal Folha de SP em relação aos problemas que os familiares enfrentam quando alguém da família sofreu um, dois ou mais AVC´s.
Ninguém espera por isso. A gente sempre espera que esses acidentes aconteçam com os outros mas dói muito quando um ser próximo se acomete dessa doença.
O que vem pela frente é doloroso, requer uma dedicação nunca tido antes, o stress toma conta, muitas vezes, de nossos atos e comportamentos e vivenciamos uma parte da vida que nunca estivemos preparados.
A coisa não é fácil de lidar pois o emocional fica à flor da pele mas faz parte de inúmeras coisas que temos que lidar, principalmente na nossa avançada expectativa de vida, nem sempre bem-vinda.

quinta-feira, outubro 15, 2015

O Beijoqueiro !

Vocês se lembram desse cara pitoresco que saí beijando as personalidades por aí incluindo Frank Sinatra, o Papa, entre outros? Que figurinha !
Não tinha patrocinador mas estava em todos os eventos importantes para deixar seu carinhoso beijo naquela personalidade que era pego de surpresa.
O cara furava o bloqueio da segurança e chegava até seu objetivo para deixar o seu beijo no rosto de algum famoso.
Coisa incrível ! E o mais impressionante é a vulnerabilidade de quem faz a segurança dos famosos e importantes.

sábado, outubro 10, 2015

Os Grandes Ladrões !

Pode ser uma ingenuidade meu ponto de vista mas sempre afirmei que os grandes bandidos que a polícia persegue por vielas e comunidades do Brasil tem uma boa parte do comando em Brasília, no nosso congresso e no nosso senado. Os dados estão aí, nos jornais de todo o país, diariamente.
Seria o caso de a polícia federal entrar numa daquelas sessões para votar o seu próprio aumento de salário, onde todos comparecem, e algemar a cambada toda e fazer uma triagem e libertar os de ficha-limpa. É bem simples mas me falaram que a presidente também está comprometida, assim como os presidentes do congresso e do senado, os ministros, os assessores , o ascensorista , o que serve o cafezinho, o zelador e por aí vai...

sábado, outubro 03, 2015

Feicebuque

Confesso que acho meio idiotice esse negócio mas estou no meio participando a diversos anos com direito a ser bloqueado por um tempo pela administração do sítio por comentários que não foram muito agradáveis.
Cheguei a conclusão que, fazendo coisa para o povão, a chance de ficar rico é grande.
O dono do Feice é o sétimo mais rico do mundo.
Povão adora celular caro e participar de redes sociais além de whatsups da vida. Adora música ruim, sertanejo universitário, programas televisivos de baixa qualidade com bastante barraco e noticiários que retratam a pobreza, a bandidagem e a fofocagem..
Pena que eu não tenha esse tino de fazer essas coisas.
Mas o melhor é que estou blindado da chinelagem.

A minha volta !

Aviso aos meus amigos que me prestigiam por aqui que voltarei a escrever com mais frequencia a partir de hoje. Mais tarde já recomeço meus pitacos e comentários.
Grande abraço.

sábado, setembro 19, 2015

Minha história em 1985 - Rock in Rio

O Rock in Rio foi no verão, no final do semestre da faculdade. Eu cursava estatística na UFRGS e ir para o festival representava faltar uma prova final. Conversei com o professor e ele deixou eu fazer a prova na volta.
Fiquei na casa de uma tia de meu sobrinho Márcio o qual não foi no show pois tinha pouca idade. Mas suas primas e mais uma galera foram junto.
Me lembro como se fosse ontem. A turma dormindo na casa da Celina, na Barra da Tijuca, em colchonetes, preparando sanduíches, escolhendo o melhor visual rock´n roll e lá fomos nós, no segundo dia, num sábado, às 3 da tarde, de ônibus, indo para a cidade do rock.
Nossa, foi um delírio !
Nunca mais esquecerei dessa noite sensacional. Foi a noite de maior público naquele evento tendo James Taylor, George Benson, etc como as maiores atrações da noite.
Chegamos em casa às 5 da manhã, perplexos com o que vimos.
No dia seguinte fui sozinho.
A separação da turma carioca compensou com um show ímpar de Rod Stewart !
INESQUECÍVEL !

quinta-feira, setembro 17, 2015

Brasil, pátria educadora nem na casa do bilau !

Me dei ao trabalho de contar quantas salas de cinema exibiam filmes dublados estavam em cartaz nesse último domingo em Porto Alegre: 61 salas. Um pouco mais da metade do total. Esse é o retrato da ignorancia das pessoas e precariedade do ensino onde não conseguem acompanhar as legendas e muito menos entender o que estava escrito.
Para completar, liguei a TV para ver o JN mas devido ao horário político, atrasou em 15min a entrada do noticiário.
Meu Deus ! Aquela novela com nome em inglês "ai lóve sei lá o que" o nível dos diálogos são de uma infelicidade tremenda.
Mas tudo tem um entrelaçado: povo ignorante, maior audiência na Globo, Maiores votos para o PT.
"Brasil, pátria educadora". Não sei qual foi o maquiavélico que criou esse "slogan"

segunda-feira, setembro 14, 2015

Passei um tempo fora !

A vida nos pregam coisas que são invitáveis, principalmente as que dizem respeito às doenças na família. Por isso fiquei um pouco distante nesses últimos tempos e peço desculpas aos meus leitores assíduos.
Em breve, crônicas, devaneios e pitacos para diverti-los e fazê-los refletlir.

quinta-feira, agosto 06, 2015

O Rio Grande do Sul falido !

O problema, no meu entender, está no despreparo de quem é eleito. E esse mesmo despreparado chama uma equipe, de despreparados, para serem seus auxiliares, ou chama os que estavam na campanha e que o ajudaram a chegar onde está. E isso tudo vira a "suruba da incompetencia". Todos atrás de conquistar cargos e garantir uma boa grana e mordomias ao final do mês mas nada de comprometimento com os resultados pois, daqui a 4 anos, tem novas eleições e começa tudo de novo.

O grande culpado disso é o povo. Ignorante desde a colonização com raras exceções de iniciativas, de um modo geral, a se destacarem dos demais.

O resultado são eleições de pessoas despreparadas, enganadoras e com objetivos de arrumarem suas vidas à mercê do dinheiro público.

O resultado disso está diariamente estampado nos periódicos do país.

sábado, agosto 01, 2015

Uma visão rápida sobre o futebol brasileiro

Tem coisas que a imprensa, mal preparada, colocam em suas mídias coisas do tipo idolatrando novos técnicos e, que depois, acabam mostrando a verdadeira cara. Faço um inferencia sobre a mesma maneira que esses jornalistas, comentaristas ou seja lá o que forem, se colocam na posição desses "novos técnicos de futebol" os quais foram bons jogadores mas nada os remetem para serem bons comandadores. O "gap" é enorme e aí está o exemplo do Roger no Gremio. Idolatrado inicialmente e agora se ve numa situação que seu time perde várias num espaço de tempo curto. Inclusive estava suspenso por uma infantilidade profissional nessa sua nova posição assistindo o jogo das cabines, assim como aconteceu como Rei do Rodízio, Diego Aguirre e sua equipe de quebrar atletas.
A imprensa tem dificuldade em fazer essas análises pois a maioria veio de uma formação profissional inadequada do tipo "fui bom jogador, hoje sou comentarista ou escrevo num jornal". A coisa não é bem assim. Se fosse, bons pedreiros seriam engenheiros. Tem que ter curso para isso. E no futebol rola uma suruba de interesses e dinheiro e negociatas que extrapolam a formação de novos técnicos, bons comentaristas e outros metidos à besta.

sábado, julho 18, 2015

PT, saudações !

Esse chavão se usava muito quando ao encerramento de uma conversa, uma mensagem, uma despedida. A mesma se encaixaria perfeitamente na atual situação em que se encontra o Partido dos Trabalhadores.

Partido, este, que teve como ideologia a proteção aos trabalhadores das discrepancias salariais e um "gap" extremamente grande entre os pobre e ricos. Muitas coisas foram feitas, muitas campanhas até chegar à presidencia mas, com o tempo, a situação mostrou sua verdadeira cara e que estava por trás disso tudo.

Não entrarei em detalhes pois os mesmos são divulgados diariamente pela mídia em geral.

O que mais me deixa espantado é o "gap" citado entre o discurso e a prática.

Nunca antes na história desse país estamos vivenciando um momento de extrema degradação, de extrema corrupção, de extrema falta de controle da situação e um inexistente projeto de gestão, de país competitivo.

Precisaríamos, sim, era de um déspota esclarecido que fechasse o congresso e desse os devidos rumos progressistas a esse país.

Mas isso fica para mais adiante. Foi só uma provocação aos pensadores desse país.

quinta-feira, julho 02, 2015

Antes tarde à nunca !

Li hoje, na imprensa, a intensão de um grande debate sobre o futebol brasileiro. Para mim, debates, quando bem conduzidos e objetivos, sempre são válidos.

A CBF resolveu fazer uma revolução que já deveria ter sido feito muitos anos atrás. Debater sobre o andamento de um projeto, se é que existiu, é sempre válido. Quem estudou administração de empresas numa faculdade haverá de concordar comigo que essa preocupação em pauta sempre existirá, quando se tem gestores sérios e qualificados.

Mas o que mais me espantou foi a convocação de ex-técnicos da seleção brasileira para o debate. Vos digo que TODOS estão ultrapassados em seus trabalhos atuais ou desempregados. Vos digo que, com exceção de Telê Santana, já não entre nós, fez um dos melhores trabalhos dos últimos anos, assim como o falecido João Saldanha.

Fazer um seminário com derrotados é um grande perda de tempo. Gostaria muito mais de se fazer um seminário com OUSADOS.

A experiencia dos vivenciados é válida mas a grande maioria é uma cambada de derrotados. Pura perda de tempo !

quarta-feira, junho 17, 2015

Cultura ou dinheiro ?

Sou um grande analisador de comentários de consagrados e técnicos ligados ao futebol.
As declarações, com raras exceções, beiram o bizarro, ao assassinato à lingua portuguesa.
Na última copa do mundo no Brasil, ouvi o Felipão falando que o o adversário atacou MENAS vezes que a seleção brasileira.

Fico pensando....Esse pessoal tem carros caríssimos, compram roupas caras, ouvem música da pior espécie, não lêem livro algum, não sabem se comunicar....E essa grana toda que ganham serve pra que ??

terça-feira, junho 16, 2015

Neymar JR

Esse título de postagem sempre rende mais leitores mas não fiquem brabos comigo sobre o meu assunto abaixo que se trata da figura Neymar JR.
Um fenômeno, uma máquina de dinheiro, um olhar gay, corpo depilado e um baita futebol.
Falam mal, falam bem, e eu pergunto sobre esse escancarado antagonismo.
Os que falam bem são os puxa-sacos ? Os que falam mal querem se promoverem em cima de um craque consagrado e serem os diferentes do pedaço ?

Vos falo que toda personalidade diferenciada em seu ramo, seja Neymar, Einstein, Pablo Neruda, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Galvão Bueno, Ayrton Senna, e assim por diante, numa referencia bastante eclética de pessoas e pedindo desculpas a inúmeras figuras que deveriam estar nessa infinita lista, tem uma atenção diferenciada da mídia pois eles são pessoas que vendem seus jornais, acrescentam leitores em seus blogs, fornecem uma audiencia gratuita.....

Esses que se diferenciam dos demais são alvos da mais das eletroscópicas e picuinhas cobranças onde o comportamento pessoal, os afazeres, a relação familiar, o dia-a-dia com o FISCO e assim por diante, geram notícias diárias.

Mas onde estará a capacidade de avaliação de personalidade dessas pessoas que, muitas vezes, saíram das comunidades mais humildes e partiram para uma vida diferente, rica, despreparada e recebem enxuradas de críticas, positivas e negativas, por pessoas que vivem da lida de cuidar do que não é seu e nem da vida que gostariam de levar e são pagos para escrever qualquer que seja a notícia desse pessoal, já dito antes, de origens diversas, mais frequentemente humildes, e que torna uma verdadeira salada psicológica e psiquiátrica tentando explicar i que não se consegue por falta de dados estatísticos.

Deixem o cara em paz !




segunda-feira, junho 15, 2015

Um regresso na vida !

Me desculpem meu familiares que adoram mais Rede Globo que a própria família, que adoram ficar na frente de uma televisão ao invés de uma boa conversa familiar, que acham o Galvão Bueno o grande entretenidor da família com um salário de mais de 1 milhão de reais e que não está nem aí pra vocês de casa (meus amigos da rede globo) e assim por diante. Devido a grande ignorancia do povo brasileiro, a maiore rede televisiva do Brasil, a rede globo, fez uma lavagem cerebral bem parecida com a que a Igreja Universal vem fazendo. A ignonrancia do povão é o cerne disso tudo.E ninguém se dá conta dessa lavagem cerebral.
Votam no PT e admiram a rede globo e a igreja universal.
Fomos colonizados por ignorantes e assim mantemos a tradição.

quinta-feira, maio 14, 2015

Sobre a Copa Libertadores !

Futebol, religião e política nos levam, ao meu ver, a sempre um exercício da argumentação sem chegarmos a conclusão alguma.
Mesmo assim, registro aqui mais uma argumentação minha sobre futebol e a influencia externa relativo ao mesmo.
Corinthians, um time que estava endeusado pela imprensa paulista, por ter um técnico que foi adquirir conhecimentos no exterior, que foi sensação no chamado grupo da morte da libertadores, que Tite dava entrevistas com uma técnica invejável, e blá blá blá blá blá....

Pois bem ! No chamado grupo da morte morreram Corinthians e São Paulo. O alvinegro paulista morreu tendo 6 expulsos em 8 partidas. O técnico tão idolatrado perdeu o controle. De repente não teve notas mínimas no aprendizado que fez pela europa e acabou morrendo na praia com o tricolor paulista.

Fico abismado com esse entusiasmo precoce da imprensa paulista e que acabou morrendo junto com o time querido.

Enquanto isso, na BatCaverna, o Inter correu por fora e deu no que deu !

Santa Arrogancia, Batman !

domingo, maio 03, 2015

Como se conquistam vitórias ?

Aprendi na vida, e muito mais no curso de administração de empresas, que vitórias se conquistam com planejamento. Essa é a palavra chave.

Planejamento envolve uma infinidade de coisas que compõem o dia-a-dia de um projeto que envolva uma meta positiva para o executador. Não é para qualquer um fazer isso. Assim como não é para qualquer um fazer um transplante de coração. Essas tarefas envolvem estudo, conhecimento profundo dos envolvidos, planejamento e uma minuciosa aplicação dos conhecimentos adquiridos em sintonia com todos os envolvidos.

Isso se aplica na medicina, nas empresas, nos clubes de futebol, na sua próxima viagem, na compra da sua próxima casa, no seu dia-a-dia, etc...

Se você quiser ter sucesso na sua empresa, assim como numa causa judicial, numa cirurgia necessária, na reforma da sua casa e assim por diante, consulte um profissional que estudou para isso e que tem uma probabilidade de sucesso maior que os milhares de curiosos que se aventuram em qualquer coisa e que se tornam uma grande dor de cabeça para quem os contrata.

sexta-feira, março 13, 2015

Comentário de quem ?

Minha permanencia nas redes sociais se deve ao fato de eu, democraticamente e nem sempre compreendido, de registrar meus pitacos em prol das coisas que são postadas.

Arrogantemente classifico-os muitas de "coisas" pela pobreza de conteúdo. Reconheço o direito de cada um escrever o que quiser mas reconheço o direito de cada um tem de criticar o que escrevem.

Essa "democracia" não é entendida e ontem, num filme que estava vendo no Telecine Action, o cara falou "democracia é para ser conservada e não praticada".

O cara falou tudo. Desliguei a TV no meio do filme e fui dormir com um semblante ímpar por saber que existem mais pessoas que concordam comigo.

Precisamos de 100 anos na história !

Li isso não sei onde mas concordo com a afirmação. Menos de 100 anos, em termos históricos, ainda nos conduz ao calor dos fatos, da vivencia da situação.

Perguntar para mim se o regime militar no Brasil foi melhor que essa democracia tupiniquim que vivenciamos hoje, eu não saberia responder.

Vivi esses dois momentos mas com poucos dados coletados para ser categórico no assunto e ter uma opinião convicta.

Pelo que venho observando, existem prós e contras. Nos pontos prós aponto a grande preocupação no investimento da educação. Tínhamos escolas públicas que eram referencias em qualidade, muito superiores a muitas escolas particulares. As crianças do ensino fundamental e médio tinham um uniforme facilmente identificados na sociedade e que sabíamos quem estava e quem não estava nas escolas no período de aulas.

As escolas ofereciam merendas diárias, se estudava muito sobre educação moral e cívica e há de quem não se levantasse se sua classe quando adentrava um estranho na sala de aula.

Confesso que o conteúdo desse aprendizado poderia ser questionado e que muita coisa se ocultava na fala dos professores com um grande restrito de pesquisas por não termos ainda uma internet livre.

Essa era uma das restrições. Uma pela dalta de tecnologia e outra pelo arbítrio no selecionamento das coisas que poderiam ou não serem divulgadas.

Mas os dias de hoje, com toda essa liberdade ? Nunca se roubou tanto nesse país, nunca se teve tanta liberdade em roubar e não receber sua contrapartida ! Nunca nossa posição no ranking da educação esteve numa situação tão humilhante.

É uma grande discussão para uma grande mesa de bar. E com um preço de cerveja nunca visto tão exorbitante quanto agora.

domingo, março 08, 2015

Tropa de Elite 3 !

Não sei foi por obra do acaso mas no canal Space passou a pouco o filme Tropa de Elite 2, filme o qual já assisti uma dezena de vezes e , cada vez mais, identifico certos políticos nesse filme.

A operação Lava-a-Jato me remete a essa triste conclusão e cairia muito bem um terceiro filme onde Lula, Dilma, Calheiros, Cunha e mais uma centena de políticos aparecessem presos.

Sei que é quase impossível isso acontecer pois é quase utópico conhecermos o iceberg por inteiro.

Um iceberg afundou o Titanic mas dificilmente um de dimensões muito maiores derrubaria a corrupção que se instalou nesse país.

segunda-feira, março 02, 2015

A questão da zona mista no grenal !

Foi bacana ? Claro que foi ? Resolveu o problema das brigas ? Não e nem seria esse o objetivo da iniciativa.

Foi um um primeiro passo se um passo que já existia antigamente. Muitos grenais foi ao Beira-Rio e Olímpico onde quase a metade do estádio era destinada à torcida adversária. Dava gosto de ver. O griteso era dos dois lados e o jogo ganhava muito na parte emocional e participativa.

Se aconteciam brigas ? Claro que sim ! Isso não vem de agora ! Vem de muitas dezenas de anos atrás.

Hoje li no jornal sobre um entrevero em um churrasco no bairro Sarandi onde 3 foram mortos.

Ora, pensemos juntos ! Se em um churrasco familiar o desentendimento acontece, imaginem em um jogo de futebol onde as rivalidades chegaram aos fatos em centenas de vezes pela simples razão da existencia da ignorancia.

Foi ótima a iniciativa da zona mista. É uma demonstração acanhada e válida de tentar se mudar a ignorancia enraizada nas pessoas.

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Carnaval !

Sempre gostei de samba, de tocar um instrumento numa roda de samba mas confesso que nunca fui fã de bailes de carnaval.
Carnaval de rua, sim ! Esse sempre foi meu chão ! Mas adentrar num clube e ficar sambando em sentido horário ou anti-horário, nunca me deu alegrias.
Gostava, sim, do pré-carnaval. A concentração, o trago, os sambas, a folia, o encontro com os amigos mas me dava uma grande depressão quando me empurravam para um clube com o objetivo de sair do que já estava bom: a concentração.
Enfim, gosto de samba e sou doente do pé !
Só para contrariar teorias que divulgam por aí !

sábado, fevereiro 07, 2015

Bolsa Família

Presenciei essa desgraça nas comunidades de Chapecó e que reforçou minha tese de quem recebe esse auxílio é uma cambada de vagabundos.
Infelizmente, essa é a realidade !

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...