quinta-feira, dezembro 24, 2009

Os Adolescentes

No final da década de 70, início da de 80 (não lembro bem comn exatidão) passava na Rede Bandeirantes uma novela no horário das 18h intitulada Os Adolescentes.

Era uma produção bem realista mostrando o dia-a-dia na vida de uma família composta pelo casal e dois garotos. Um adolescente e um pré-adolescente. O maior era interpretado pelo ator André de Biase, sempre fazendo papel de surfistinha boa vida e drogado, como nos filmes Menino do Rio, Garota Dourada, Os Embalos de Ipanema, etc...

Esse estilo novelístico vemos pouco ou quase nada por aqui. O que mais se aproximou foi o seriado Malhação, na Globo mas muito longe de retratar com realidade a vida dos adolescentes de hoje. Malhação é muito fantasiosa e o que passava na Band era bem mais recheada de sexo, drogas e rock´n roll, numa época em que não havia internet, iPod e celular.

Ou alguém tem dúvida que a vida de um adolescente seja muito diferente disso ?

quinta-feira, setembro 03, 2009

MAAS

A palavra acima é um código usado pelas companhias aéreas e que me fez tornar um VIP na aviação. Tenho atendimento prioritário e passo na frente de qualquer tipo de político e outras figurinhas adeptas ao carteiraço.

MAAS quer dizer "máxima assistencia" e está destinada aos portadores de deficiência que requerem cuidados especiais. Ora, sou deficiente e também gostaria de atendimento especial, afinal me enquadro totalmente na lei. E a lei está aí para ser usada e foi o que me disse uma pessoa da companhia aérea que viajei. Me disse que também não perderia essa mordomia se fosse seu caso.

Tá certo ! Passei por 6 cirurgias corretivas, não gostaria, no fundo, de ser um deficiente, mas já que tenho a sequela, vamos aproveitar.

Com esse código, o atendimento VIP já começa na chegada ao aeroporto. Disponibilizam um funcionário para empurrar teu carrinho, carregar tua bagagem de mão, passar na frente de tudo e de todos no check-in, depois ele te acompanha até o portão de embarque, se não tiver cadeira para tu esperares sentado ele arranja uma, passas as instruções para os colegas e eu sou o primeiro a entrar no avião, antes da chamada dos demais mortais.

Entrando no avião, um dos comissários me recebe quase que com um abraço, me pergunta onde eu quero sentar, independente do lugar que me marcaram, pergunta se eu desejo alguém para me acompanhar em terra no meu destino até me botarem num taxi ou ônibus para me levar para casa.

Realmente, um atendimento VIP em todos os sentidos. Gostei de ser MAAS.

Assim eu vou aproveitando tudo que der. Agora também já não pago área azul, não entro mais em fila de banco e faço concursos com reserva de vagas.

Entrei na Prefeitura de Porto Alegre assim. Meu lugar entre os mortais no concurso foi mais de 500. Mas com a reserva de vagas fui chamado já na primeira leva com vagas para os 30 primeiros. E tenho certeza que não se arrependeram de terem me chamado prioritariamente pois as expectativas e minhas contribuições no trabalho tem deixado todos contentes.

quarta-feira, junho 03, 2009

Swiss TV em Porto Alegre, novamente !












E novamente lá estava eu de repórter por 1 dia, dessa vez nas dependências do Beira-Rio para fazer uma reportagem com o lateral Kleber do Internacional e Seleção Brasileira. Ele é bem famoso pela Europa, por isso os gringos andavam por aqui para saber um pouco mais da vida extra futebol do simpático jogador.

E advinhe o resultado ? Futebol e pagode. A grande e manjada dobradinha. Abaixo algumas fotos de nosso encontro e meu trabalho. E, diga-se de passagem, o Beira-Rio já é lindo. Imaginem depois da reforma.
De cima pra baixo:
- eu e Kleber, no hotel onde jantamos depois da entrevista.
- com o pagodeiro Flavinho, integrante da banda Fundo de Quintal e amigo do Kleber. A banda fez show na sexta em Porto Alegre e eles estavam por lá.
- no gramado do Beira-Rio durante o treino
- pousando na sala de imprensa do Beira-Rio
- novamente no campo de treinamento

sábado, maio 23, 2009

Músicas na privada !!

Não sei porque mas tenho a sensação que algumas duplas sertanejas gravaram sua músicas sentados na privada enquanto vaziam as suas necessidades tal a lamúria e a dificuldade em sair a voz.

Parece ser isso uma característica da música sertaneja cantada em duplas de nomes diferentes tipo Rio Negro e Solimões, Edson e Hudson, Tadeu e Tadando e assim por diante.

Não digo que não gosto de algumas músicas porque gosto sim. Zezé Di Camargo e Luciano são meus fãs e, como qualquer outro estilo musical, a música sertaneja tem seus momentos para ser ouvida em minha vida.

domingo, maio 17, 2009

Belo Encontro

- Nossa, como você é bonita ! Qual é o eu nome ?
- Meu nome é Meridiana !
- O meu é Latitude !

Os dois casaram e viveram felizes por muito tempo além da linha do horizonte.

sábado, maio 09, 2009

Marcha da Maconha

Porto Alegre é uma cidade de um povo diferenciado e até isso temos. Todos os anos temos a Marcha da Maconha onde participam consumidores e simpatizantes do baseado.

Leio no jornal que a polícia monitorará de perto aqueles que fazem apologia ao consumo. Vejam que é apenas apologia e a polícia grudada neles. Isso porque consumir drogas é fora da lei.

Fora de lei também é roubar dinheiro público para uso próprio. Espalhados por todo o Brasil, com maior concentração em Brasília, estão milhares dessas pessoas que andam de gravata e carros importados. E a polícia não os monitora de perto e nem os faz cumprir a lei.

Analisando as duas coisas, acho que quem quer consumir o seu baseadinho, está, ou não, se prejudicando e a mais ninguém. Roubar dinheiro público faz com que deixemos de aplicar verbas na educação, saúde, saneamento e uma série de coisas.

Por isso que, antes de sair prendendo usuários de drogas, prendam esses políticos corruptos primeiro que tanto mal causam aos outros.

domingo, abril 26, 2009

Marchinha de Carnaval Fora de Época

*enquanto isso, na BatCaverna ...


Ei, você aí
me dá uma passagem aí
me dá uma passagem aí

Não vai dar
Não vai dar não ?
Vou te cravar nessa próxima eleição
Quero voar, viajar até Madri

Me dá, me dá, me dá
Me dá minha passagem aí

sábado, abril 25, 2009

Até tu, Gabeira ?

Caiu o último deputado em que eu depositava minhas esperanças de ser ético. Honesto ainda acredito que ele seja mas ético não. E caiu na tentação na gandaia das passagens aéreas usadas indiscriminadamente. A regra não proíbe mas é anti-ético.

E ética é o que mais faz falta para aquela cambada de mal-intencionados que é o nosso congresso. Os líderes são pessoas de reputação duvidosa e o resultado e a cara dessa "coisa", que por mim poderia ser fechada, é o que lemos diariamente nos jornais.

E além da falta de ética citada, o destino preferido desses caras é Miami. Nada mais justo para essa camabada de chinelos fazewr turismo nos Estados Unidos no lugar onde mais se assemelha ao Paraguai. Ali eles estão em casa.

Deputado estiloso, anti-ético e com mais cultura prefere outras praças. Paris, Londres, Amsterdan,,,

Sugiro que tu que estás me lendo nesse momento, mande um e-mail proseu deputado e cobre mais ética dele, se é que tem alguma.

Eu não farei isso pois meu voto não foi pra qualquer um desses que estão lá. Ainda está pra nascer alguém que eu posso confiar.

Até tu, Gabeira ???

domingo, abril 19, 2009

Anos 60, de onde vim !


Sempre digo que nasci numa geração meio fudida, no meio do caminho; não tava lá nem cá. Nasci nos anos 60. Os adolescentes da época estavam curtindo Beatles, Rolling Stones, LSD, Woodstock, contestando Deus e o mundo.

E eu me divertindo vendo a polícia baixar o cacete nos estudantes da UFRGS, de camarote na sacada do ap em que morava na Osvaldo Aranha, bem em frente a faculdade de arquitetura e em cima do Bar Alaska, local da esquerda festiva reunida.

Na minha concepção infantil, eu torcia pra polícia. Desconhecia o fato daquela confusão mas tinha em mente que baderna não é pra se fazer em via pública. E isso tenho até hoje. Só mudei um pouco o modo de acabar com isso. Se bem que balas de borracha não fazem mal algum. Só afetam a moral. Por isso o nome: balas de efeito moral. Diferente das balinhas de hoje, o ecstasy, de efeito transcedental.

Torcia pra polícia, sim, assim como torcia, na época, pro Batman e Robin (pra mim os grandes precursores do movimento gay), pro Mickey, pro Nacional Kid, pro Vigilante Rodoviário (o que está na foto acima) e seu cão Lobo e pra todos os heróis da época; Herói era uma palavra em moda.

Queira ou não, sempre precisamos de um herói a nossa volta. Eu tive vários nos anos 60. Mas a história ía passando na pista principal e eu andando no acostamento pela direita.

sábado, abril 18, 2009

Griffe PUC ???

Conversando com um dos coordenadores do curso de administração sobre aproveitamento de disciplinas já cursadas em outras universidades por mim (IBGEN e UFRGS), o cara teve a arrogância de me dizer que não é bem assim se formar em administração na PUC, uma das melhores faculdades da América Latina, e obter assim, facilmente, a "griffe PUC de adm".

Olha, o cara pegou pesado ! Quem frequenta as salas de aula de administração naquele estabelecimento sabe, de antemão, que a grife que circula por lá é de roupas e acessórios dos alunos e alunas. As instalações do campus são ótimas;

Mas em matéria de conteúdo acadêmico, nível dos alunos (os professores tem os bons e os ruins como em qualquer lugar), e apresentação das aulas, a coisa tá mais pra C&A a Hugo Boss.

quarta-feira, abril 15, 2009

Piso Molhado

Muito trabalhei com sinalização e uma coisa que sempre me preocupei foi com a objetividade e clareza das coisas. Quantos mais, melhor ! E até orientava clientes quando chegavam com coisas prontas e via-se que seria um gasto desnecessário manter o texto apresentado e aí vinham sugestões. Era a qualidade total no atendimento a cliente.

Mas uma coisa que me intriga e não gosto, existem muitas por aí e até prontas para se comprar, são as tais cavaletes indicativos de CUIDADO PISO MOLHADO.

Ora, se o piso está molhado, teve alguém que ao invés de secar, colocou o cavalete para evitar escorregões. Só que esse tipo de sinalização geralmente fica guardado num depósito, junto com os produtos de manutenção e...panos, rodôs e utensísilos de secagem.

Então qual seria a razão de não deixar o chão seco ? Ah, sim ! Tem uma goteira ali. Bem, então avisa-se que CUIDADO GOTEIRA NO LOCAL pois certamente a água irá se alastrar para além dos arredores do cavalete.

Tá certo ! Foi o segurança que foi buscar a placa e não compete a ele secar o chão. No melhor estilo " eu sou só o guardinha " !

sexta-feira, abril 10, 2009

Páscoa

Que data é essa afinal ?
É a comemoração quando Jesus saiu da cruz ?
Ou que fui atendido finalmente pelo SUS ?

Páscoa é sinônimo de presente ?
Ou será que comecei a comer chocolate de repente ?

Que data é essa afinal ?
Que sou obrigado a ir num shopping center ?
Ou , dos pobres, num centro comercial ?

Páscoa é sinônimo de consumismo ?
Ou que será que terei que votar no comunismo ?

Que data é essa afinal ?
Será que, para uns, significa feriadão ?
Ou as pessoas a usam para uma maior união ?


Feliz Páscoa a todos, seja lá que data for essa e que cada um curta da melhor maneira.

domingo, abril 05, 2009

Sonhos


Muita gente sonha em morar em Porto Alegre. Cidade bonita, povo bacana, milhares de opções de diversão, bares, restaurantes, locais encontrados em cidades grandes e pequenas mas sem aquele tumulto de uma big city.

Porto Alegre, para mim, tem o tamanho ideal . Tem os apaixonados por ela no verão, nos finais de semana, onde as ruas ficam vazias, o trânsito quase de uma cidade do interior mas quase tudo funcionando. Digo quase pois a capital se transfere para as nossas horrorosas praias gaúchas.

Mas esses tempos sonhei que havia sido transportado, pelo que eu imagino, lá pros anos 40 e para o centro de Porto Alegre.

Nossa ! Me lembro desse sonho, acontecido há 3 semanas, como tivesse sido na noite anterior. Porto Alegre estava linda como nunca, muitos prédios históricos, letreiros de lojas e coisas que não existem mais e muitas casas lindas.

Num dado momento embarquei no 510-Auxiliadora (sonho é sonho) e fui até o colégio IPA numa aula inaugural do colégio Rosário (sonho é sonho) e o caminho até lá foi simplesmente lindo.

Foi quando acordei meio desorteado e a primeira coisa que fiz foi chegar à janela e olhar para cidade e ver como tudo isso mudou. Ou teria eu vivido realmente naquele tempo ?

sábado, abril 04, 2009

Meu Coração é Vermelho - Parte 2


As vezes as ciências não explicam essa química de atração mas desde pequeno, quando comecei a me interessar por futebol, me tornei um colorado.
E nisso veio de roldão uma pessoa benquista na sociedade e um torcedor que acompanha o engradeciemnto desse clube.

Tudo isso se traduz em paixão.
Hoje estou com minha carterinha de sócio Campeão do Mundo mas tudo começou com outra carteirinha, menos informatizada, mas que contém a assinatura de Carlos Stechmann e que estará sempre comigo, eternamente.
Parabéns , Inter, pelos seus 100 anos de muitas glórias e conquistas.
Sempre com a elegancia e presença de sua apaixonada torcida.

Nada vai nos separar !!

Meu coração é vermelho !!


100 anos de história com muito mais glórias que revezes. Com orgulho podemos afirmar, nós colorados, que desconhecemos certas coisas do futebol, apesar de sermos campeões de tudo. Tudo que se refere as coisas boas, diga-se de passagem.
Desconhecemos, até então, e quiçá nunca, andanças por divisões menores do futebol. Somos o único campeão de tudo que um time possa conquistar na elite do futebol. Vale a pena até fazermos um exercício disso tudo para sempre estar fresquinho na memória:

- campeão gaúcho
- campeão brasileiro
- campeão da Copa do Brasil
- campeão da Sulameriacana
- campeão da Recopa
- campeão da Libertadores
- campeão do Mundo - Fifa

Esqueci de algum título ? Campeão da Segundona ? Ah, isso a gente nem joga. Nosso glorioso Sport Club Internacional participa só dos campeonatos da elite. Nunca discriminamos ninguém mas esses torneios mais medíocres a gente deixa pro nosso maior rival.
OBS: Infelizmente a foto que eu queria colocar aqui era a da minha carteira de sócio do Inter do ano de 1972 assinada pelo presidente Carlos Stechmann mas minha câmera digital está estragada.

quarta-feira, abril 01, 2009

Daslu

Prende, solta, prende, solta ! A Polícia Federal deve ficar bem chateada com as decisões de juízes malintencionados de nossa corte. Obviamente que em nosso país, lugar de rico é na rua, leve e solto. Por mais que tenha feito algo fora da lei, a prisão não tem o conforto que suas belas mansões.

Quanto a Daslu, posso falar de carteirinha pois já visitei essa loja e até comprei uma camisa. Essa estava só um pouco acima do preço de mercado mas foi mais pra saber como era o atendimento, as instalações, segurança e coisas assim. Faz parte da minha formação em administração conhecer lugares desse tipo.

Aliás, nada tenho contra para um lugar desses pois vai quem quer. Compra quem quer e não é cobrada entrada para visitações. Obviamente os preços, quando estive lá, eram pra lá de exorbitantes. Mas, como disse antes, paga quem quer, se exibe quem pode.´

A única coisa que não concordo é a forma como o negócio era conduzido e as sonegações de imposto. Lugares assim devem existir numa economia capitalista mas tudo dentro da lei. Caso contrário vira caso de polícia. E virou mesmo !

domingo, março 29, 2009

Diálogos nos tempos de hoje !

- Oi, filhão, quanto tempo !
- Pois é, pai ! Blz ?
- Estás onde, filho ?
- To no meu quarto, pai !
- E eu na sala aqui de casa ! Engraçado ! Estamos os dois em casa e só nos falamos por msn !
- Pelo menos nos encontramos no msn hoje !
- Filho, sai do teu quarto e vem aqui na sala pra gente se ver e conversar !
- Não dá, paizão ! Tô com minha mina aqui no quarto e estamos bem a vontade ! Sabe como é.... Hehehe !
- Nem sabia que tu tinhas namorada, filhão !
- Pera...vou te mandar uma foto dela pelo arquivo !
- Bonita ela, hein ? E esse quem está junto quem é ?
- Sou eu pai !
- Nossa, que diferente ! Faz um tempão que não te vejo !
- Pai, compra 2 webcams ! Assim a gente vai poder se ver ! Bem, vou saindo aqui que temos coisas pra fazer ! Hehehe ! Valeu, pai ! Bjo !
- Bjo, filhão !

domingo, março 22, 2009

Viva !!!

Que bom que existe o Bill Gates e ele está vivo ! Depois que adquiri a versão oficial do Windows XP, meu computador ficou uma maravilha. Passou esses dias por um processo de desgaste mas agora comemoro a volta ao acesso a internet. Tudo isso pela atualização do Explore versão 7.0.

Tudo feito automaticamente. Não gosto de piratarias. Só filmes de piratas fazendo motins em navios. De preferencia em preto e branco sendo assistido num feriado de meio de semana chuvoso, frio, enrolado num cobertor, comendo pipoca e tomando Fanta Laranja. Tudo isso reunido eu me sinto perto da felicidade.

A vida tem momentos bem simples que nos levam a felicidade. Esse é um deles. Estar com o PC conectado a internet é outro. Escrever mais um post no meu blog eu quase chego ao orgasmo.

E viva a vida. Vida Bill Gates e viva os filmes de pirata em preto e branco !

quarta-feira, março 18, 2009

Sobre bundas e mulheres

Esses dias, como bom observador e sempre atento aos comportamentos humanos em público, cheguei a conclusão que aquele gesto de "cavalheiro" (terminho bem antigo esse, hein ôooo) de deixar a mulher passar na frente na saída de um elevador, na entrada de um restaurante, na subida pro ônibus e nas demais situações tem um sentido muito óbvio: homem adora ver bunda de mulher.

E assim, ela passando na frente, o homem fica com a liberdade de dar aquela olhada mais aprofundada e examinar, num rápido olhar, todos os detalhes e imaginar o que aquela calça ou vestido esconde. Na praia nem digo, pois ali a mulher gosta de mostrar tudo. As vezes nem ficamos sabendo a cor do biquini, olhando por trás.

E as mulheres sabem disso e fazem aquele caminhar mais rebolado quando um "cavalheiro" cede a opção de ir na frente primeiro.

Segundo pesquisas, as mulheres também tem atração por bundas de homens. Mas como nunca cedem o lugar pra nós irmos na frente, fico pensando que essa tara serve mesmo para apimentar as relações mais íntimas. E segundo pesquisas, também, homens com bundas gostosas pedem, entre quatro paredes, a ligação de um fio terra.

Mas isso é assunto pra outro dia.

domingo, março 15, 2009

Demorô !!

Depois de um tempo brigando com meu computador e pessoas que dizem que prestam serviço em computação, finalmente estou com meu PC funcionando aqui em casa. Ainda não do jeito que eu queria mas pelo menos consigo fazer as coisas básicas.

Em função disso estarei retomando meus comentários por aqui e mais tarde, ainda hoje, estarei escrevendo sobre as pérolas ditas em salas de aula. Dessa vez na sala em que frequento na PUC.

É de cair o queijo ! Até daqui a pouco.

domingo, março 08, 2009

Foi-se o tempo em que...


... as pessoas diziam:

- Caiu a ficha ! Este termo era referente ao uso da ficha de orelhão para se fazer ligações. A ficha caía quando a ligação se complentava. Se usava esse termo para se referir aquela pessoa de raciocínio lento e que só se dava conta das coisas depois de um tempo, acima do normal.
Sugestão de novo termo: Entrou o cartão !

- Vou passar um fax ! Quando a dor de barriga não dava mais pra aguentar e os peidos começavam a tomar conta do ambiente, a pessoa, discretamente, dizia que ía passar um fax. Ou seja, ía dar uma cagada.
Sugestão de novo termo: Vou mandar um e-mail !

- Cachorro vira-lata ! Era aquele cachorro de rua, que vivia virando latas de lixo pra procurar comida. Como não temos mais latas na rua, esse termo ficou sem sentido.
Sugestão de novo termo: Cachorro rasga-saco !

Tens alguma outra sugestão de termos mais atual ? Manda teu comentário !

sábado, março 07, 2009

De tempos em tempos !

O tempo é ingrato com todos. Ou, dependendo do ponto de vista e aproveitamento da vida, é um aliado que requer uma sintonia muito boa com o passar do tempo. Daí talvez venha a expressão "tudo ao seu tempo".

Uns adiantam as coisas, outros retardam e outros nunca conseguem aplicar o que pretendiam. Tem gente que vive como se o tempo ficasse estanque, outros estão sempre revivendo coisas, outros são eternos sonhadores e muitos estão na turma dos lamentadores.

Ser humano é mesmo complexo e fico pensando se esse tipo de coisa acontece só com a gente. Quando vejo uma vaca parada no campo, com aquele olhar longínquo, no que será que ela está pensando ou o que será que ela está planejando ? Ou simplesmente está ali. Olhando pro nada e pensando em coisa alguma ou mesmo esperando o tempo passar pois sabe que os amigos entraram na faca e viraram churrasco na semana passada.

E essa é a vida. Enquanto escrevi isso, preciosos minutos se passaram na minha e na vida de todos, com diferentes aproveitamentos .

Então fica aí o texto para refletirmos no tempo pois o "tempo não para", como dizia o Cazuza antes da reforma ortográfica,

terça-feira, fevereiro 24, 2009

Pedro Simon

Desde que acompanho o noticiário político desse país, me lembro que Pedro Simon era senador e é até hoje. É o legítimo político profissional pois ganha seu gordo salário trabalhando de terça a quinta e nada mais faz ou fez na vida. Sei lá.

Mesmo assim, admiro o Pedro Simon por seus discursos inflamados, seu teatro particular no senado e, muitas vezes, colocando o dedo na ferida da situação. Mas só o dedo pra não ir mais longe.

Desconheço qualquer acusação de corrupção na carreira desse cidadão mas, ao meu ver, tem uma falha muito grande: viu a corrupção crescer em seu partido e nada fez para contê-la. Foi conivente o tempo inteiro e agora vem com o discurso que o PMDB precisa passar por uma limpa.

Ora, senador, e com seus discursos inflamados e um cidadão de boas atitudes, por que deixou a coisa chegar nesse nível ? E se não fossem as denúncias do seu colega de partido, Jarbas Vasconcellos, a coisa ficaria como está ?

Pedro Simon já está em fim de carreira e deveria sair à francesa desse rolo todo. É o melhor que poderia acontecer para um senador gaúcho, já que gaúcho não consegue eleger alguém decente para esse cargo.

Desde o tempo em que comecei a acompanhar o noticiário político desse país.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Hoje ou antigamente ?

Na sexta-feira, final de expediente e mais nada pra fazer a não ser esperar por um belo feriadão de carnaval à frente, estávamos no trabalho comentando o hoje e o antigamente. O que seria melhor ?

Uns defendiam que, antigamente, as crianças andavam de pés descalços e não adoeciam. E que saíam de casa para brincar nos mais diferentes lugares da cidade mas, na hora do jantar, estavam em casa novamente sem que os pais precisassem chamá-las ao celular. Aliás, nem existia isso.

Pois, antigamente, as pessoas, talvez por andarem descalças e mais expostas, morriam bem mais cedo que as de hoje. E com a vinda do celular, os pais podem monitorar seus filhos durante a hora do brinquedo.

Esqueceram os saudosistas que, nos anos 60 e 70 também se sequestravam crianças, tendo um caso famoso de um aluno do Colégio Anchieta, nos anos 70, feito refém por vários dias.

Hoje temos os mesmo brinquedos de antigamente e mais uma infinidade de opções eletrônicas para se brincar. Eu sou mais os tempos de hoje. Outrora também se brincava e se divertia. Tudo com os recursos da época. E a mesma coisa fazem as crianças de hoje. Aliás, são bem mais inteligentes que as de antigamente.

Para terminar, os saudosistas, naquele batepapo, defenderam a tese que uma criança de hoje, com uns 8 anos de idade, solta num mato, não sobreveviria. Só se tivesse um computador e uma tomada por perto.

Acho que eles andaram vendo o filme A Lagoa Azul por muitas vezes. A minha tese é que os riscos de sobrevivência são parelhos para as distintas gerações sendo que ainda tenho minhas apostas para a sobrevivência maior para a criança de hoje.

Mas que faria falta uma tomadinha e um laptop, isso eu não tenho dúvida.

sábado, fevereiro 21, 2009

Os queridinhos da família

Os tempos passam e as famílias vão descobrindo as outras facetas dos queridinhos que tanto todos idolatravam.

Aquela criança ingênua, estudiosa, que passara no vestibular na federal de primeira, desaparecera da face da Terra. Deu lugar a algo quase inexplicável na teoria dos pais.

Virou bichogrilo, vegetariano, o verdadeiro "ripe" dos anos 2.000. Não sei se foi uma atitude proposital ou uma forma de dizer ao mundo que aqui estou e que Hugo Chavez nunca morrerá....sei lá !

Cada um tem uma forma de viver e eu continuo na minha. E a minha é a que eu acho melhor e a que eu me sinto bem. Espero que seja assim com todos desde que não se torture para chamar a atenção alheia.

domingo, fevereiro 15, 2009

Pouco presente !

Tenho estado pouco presente em meu blog. Aliás, estive pensando em que resultou eu começar a escrever em um blog na internet e poder ser acessado por todos na rede ?

A resposta é que exercito o meu prazer em escrever. Quando estava no ensino médio, o teste vocacional indicava , para mim, a carreira de jornalista. De repente poderia estar correto mas gosto de administrar o meu presente pois o passado passou e não posso voltar atrás em decisões já tomadas.

Mas, voltando ao assunto, voltarei a escrever uma vez por semana, depois desse verão que me deixa triste com o horário normal. Anoitece mais cedo ! Gosto do dia se prolongando por mais um tempo. A noite já não é mais a mesma de outrora. A insegurança me faz ir mais cedo pra casa, apesar de a violência estar à flor do dia.

Então, como dizia minha avó para introduzir uma conversa, uma boa semana a todos e nos veremos nos próximos assuntos.

domingo, fevereiro 08, 2009

Música Brasileira

Recebi esses dias um histórico bastante resumido da evolução das letras das músicas brasileiras. O cara que fez isso (o texto vem sem assinatura) fez um apanhado pra lá de tendencioso.

Simplesmente colocou as melhores letras, ou letras mais pomposas, na parte inicial do texto dos anos 30 até 90 e depois que entrou nos anos 2000 só colocou letra de música funk da pior espécie. Também não sei se tem letras assim da melhor espécie.

E numa conclusão pra lá de singela, ele pergunta onde vamos parar ? Se depender desse infeliz, vamos parar num lugar parecido com o buraco de onde esse cara veio.

No seu texto ele esqueceu que letra de música boa e ruim sempre se fez. Tem bosta nos anos 30 assim como temos maravilhas escritas nos anos 2000. Ele simplesmente ignorou que existiu Cazuza, Renato Russo, Tim Maia e que existem Marisa Monte, Caetano, Zeca Baleiro e tantos outros compositores que desconhecemos.

Deprimente o texto que me mandaram escrito por um anônimo. Talvez seja por isso que ele não tenha assinado a autoria do lixo que ele publicou na internet.

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Linda Homenagem ao Xavante no JN

Tiro o chapéu e já tirei várias vezes anteriores ao profissionalismo do JN sob o comando de Willian Bonner.

A edição de hoje do JN me emocionou. Foi no fechamento da edição que a equipe do JN ,conjuntamente com a ajuda da RBS, deram o fechamento da edição jornalística a devida homenagem a um time carinhoso e, por hora sofrido, do Brasil de Pelotas. Time que muito prestigiei no emocionante estádio Bento Freitas. Emocionante estádio porque é impossível passar por ali e assistir a um jogo do Xavante sem que a adrenalina não se agite no seu corpo com a sua bela torcida.

Gostei da edição de hoje do JN. Me emocionei novamente com essa tragédia que abalou os gaúchos mas com que ficássemos ainda mauires perante as intempéries que nos tem dado as caras ultimamente e ao longo de nossa grandiosa história.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Os N-Chatos

Eles estão espalhados por toda a parte e querem te convencer das coisas que eles gostam. E se eles gostam, acham que tu também gostarás.

Estou me referindo os N-Chatos. O nome que dei para aquelas pessoas que, de N gostos, querem te converter também aos seus gostos.

E o pior que todos nós sabemos, e eles também sabem, que os gostos são pessoais, personalizados. Não adianta querer me convencer de sair com uma blusa branca se estou a fim de sair com uma azul. E ponto final.

Mas os N-Chatos querem te convencer a rezar, a ir a missa, a orar antes das refeições, a te ensinar qual o melhor vinho para se tomar com determinada comida, a proibir que se fale baixo perto de passarinhos dormindo, que corujas não podem ouvir barulho de fogos que ficam estressadas... E eu ??? Onde fico eu nesse mar de chatos ?

As pessoas tem que entender que suas escolhas são suas e que as pessoas são diferentes uma das outras e que as suas escolhas também serão diferentes das tuas e tudo tem que ser respeitado.

Da mesma maneira que, na hora de sair de casa, você se veste, vai pra frente do espelho, arruma o cabelo, escolhe a roupa e ninguém interfere nesse processo pois você está se vestindo da maneira que melhor lhe convém.

E as pessoas, não radicalizando os comportamentos, também escolhem as coisas que mais lhe convém. E ponto final.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Quer achar um falcatrua ?

É bem fácil ! Entre no site do partido que tu votaste e verás uma lista de pessoas envolvidas em desvios de verbas, roubalheira, pedofilia, tráfico de drogas, agiotagem, assassinato, assaltos em geral... Tem de tudo, minha gente !

De vereadores e senadores e até ex-presidentes, ali tu podes encontrar um mau elemento ao seu gosto e prazer.

Nunca nessa política desse país se concentrou tanta fauna e flora da pior espécie. O brasileiro gosta disso e elege os piores pra ver o que acontece.

Depois a coisa se expande pras ruas e polícia e o judiciário tem muito trabalho. Os que foram eleitos tem seu fórum privilegiado e sempre acabam inocentados. O resto vai pro xilindró !

E viva o Brasil ! E tu, o que está fazendo pra mudar essa situação ?

quarta-feira, janeiro 21, 2009

O Jornal Nacional

Sempre gostei de assistir o JN com o Willian Bonner e Fátima Bernardes. Mas também gostava de outras duplas tipo Eliakin Araújo e a mulher dele que não lembro o nome e até das duplas masculinas de Cid Moreira e Sérgio Chapellen.

O JN sempre, e até hoje o é, um telejornal que tem a cara da Globo, na linha de atuação dos Marinho. Mas sempre foi um noticiário com a melhor das coberturas, das imagens exclusivas e das notícias mais completas, em relação ao fato em si.

Raramente o JN lê no ar um editorial. Mas não fico brabo com isso pois assisto assiduamente outros telejornais que já colocam no ar um outro foco na informação.

O JN foi feito para manipular mentes ignorantes. Os cultos também assistem mas sabem filtrar certas coisas. Ou muitas coisas. Vale mais pelo que foi dito anteriormente.

Mas na próxima edição do JN ou de qualquer outro telejornal da Globo, as notícias mais polêmicas são as primeiras a serem dadas. No final vem a festa e as amenidades. Só muda isso se a Globo tem interesse em mudar os rumos do país. Caso contrário, é assim que a coisa é exposta. Nos outros canais a coisa já é bem diferente.

Plimplin !! Agora com um timbre um pouco mofidicado pois o hífen caiu.

sábado, janeiro 17, 2009

Noções de altura e matemática

Ainda rendendo sobre a tragédia do time do Brasil de Pelotas, me espanta as diferenças de informações entre os meios de comunicação. E muitos da própria empresa com dados distoantes.

Falo sobre a altura do barranco em que o ônibus mergulhou. Se falou de 25 a 60 metros de altura.

Para os mais leigos, imaginem que um prédio tem, em média, uma diferença de 2,80m de altura entre os andares. Segundo os jornais, estavam falando em "edifícios" de 9 a 24 andares. É quase a mesma coisa de nos depararmos diante de um morro e não sabermos se tem a altura de um prédio de 10 ou 20 andares.

Que curso mesmo precisa ser feito pra ser jornalista ? Incluiu cadeira de cálculo ?

A tragédia Xavante !

Muito frequentei o Bento Freitas e convivi com a aquela bela e fanática torcida vibrantes jogos de futebol. Futebol guerreiro, de coragem e de amor ao clube. E isso foi novamente demonstrado no lado oposto da alegria nessa estúpida tragédia.

A estrada era boa e bem sinalizada mas e o motorista ? Era bom ? Sabia ler e obedecer as sinalizações da estrada ? O ônibus parecia ser dos novos. Pela foto não deu pra ver se era daqueles tipo "double-deck", os DD. Proibidos nos Estados Unidos pela sua pouca estabilidade. O CG (centro de gravidade) está longe do chão, o que deixa um sacolejar bastante desagradável para quem viaja na parte de cima. Já viajei num desses pro Uruguai e posso afirmar que é uma merda viajar na parte superior. Parece um barco.

Paralelo a nossa tragédia tupiniquim de um time da terceira divisão do futebol brasileiro, os americanos se salvaram de uma tragédia aérea e o piloto, com vários fatores de perícia e sorte, conseguiu salvar mais de 150 pessoas pousando um A320 num rio, a mais de 500 Km por hora.

Nosso motorista tupiniquim não conseguiu vencer uma curva, dentro de um Mercedez, que indicava a velocidade máxima de 40 km/h, e com mais de 40 ocupantes do veículo, 3 perderam a vida.

Coisas de país pobre ! Nosso destino parece ser sofrer sempre !

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Severino Presidente !!

DeGaulle já havia dito que o Brasil é um país bacana mas não é sério. E não é mesmo. Temos os piores políticos, da pior espécie, e um povo com um grau de ignorância bastante avançado, que lê pouco, que se interessa pouco ou quase nada por política e que adora carnaval e futebol.

Desta mistura sai algo que desanima os mais intelectualizados e estimula a toda hora o pensamento de ir embora daqui. Com certeza não seria uma má idéia.

Um casal de primos não param de me mandar convite pra eu ir pros Estados Unidos e morar lá em San Francisco, onde eles estão. E muito bem, por sinal. Mas a condição é outra, eles tem visto europeu e ninguém se incomoda com a dua permanencia por lá.

O Canadá me agrada mais. E tenho essa idéia de um dia me mandar pra lá. Esse ano isso tem que ser decidido, assim que eu terminar a faculdade.

Enquanto isso, eu e todos somos obrigados a conviver com notícias de turistas baleados e mortos em Salvador, governadora daqui querendo comprar um jato, como se a casa estivesse toda arrumada e a população contente com seu governo, hospitais sem os mínimos recursos e assim por diante.

Tem dias que fico pensando se não seria melhor termos o Severino Cavalcante como presidente. Ele tem a cara do Brasil e assim a gente chutava o balde de vez.

terça-feira, janeiro 06, 2009

E dê-lhe matança !

Hoje vi na GloboNews uma entrevista de um general brasileiro que defendia uma tese muito interessante e já sabia de muitos que os armamentos tem prazo de validade, as indústrias bélicas, assim como as montadores de automóveis, precisam vender seus produtos e uma guerra como está ocorrendo na Faixa de Gaza é normal.

Os Estados Unidos, o líder em fabricação de armamentos, precisa revovar seus estoques e por isso incentiva guerras pelos cantos do mundo. O filme excelente O Senhor das Armas, baseado em fatos verídicos, já tratava muito bem desse tema.

O que deveria existir, sim. era uma maneira de se gastar essa munição toda em conflitos com voluntários e não com inocentes e crianças. Esses nada tem a ver com a quantidade de armas que fabricam e estão pouco interessadas com as guerras mas são involuntariamente envolvidas.

Quer fazer turismo de risco e se meter numa guerra ? Entre nesse site fictício, http://www.balaportodolado.com/ , inscreva-se, e, se conseguir sair vivo de lá, conte ao mundo como foi a experiencia (agora sem acento).

Por falar nisso, passo noites sem dormir preocupado com o destino dos tremas. Não sei viver sem eles !

domingo, janeiro 04, 2009

Sem Luz !!

Desde maio desse ano que entrei em contato com a CEEE em relação a 2 lâmpadas queimadas em frente ao meu prédio. Me deram o número do protocolo ( que coisa importantíssima isso ) e fiquei até hoje aguardando.

O número de protocolo serve só por questões de protocolo. Por isso que o nome é protocolo. O cara reclama, a gente dá um número e protocola.

Parabéns, prefeito Fogaça !! Um dos IPTUS mais caros da cidade está sem luz desde maio. E a sua humilde casinha ? Está bem iluminada ?

quinta-feira, janeiro 01, 2009

Seja Bem-Vindo, 2009 !!

Escrevi o título com hífen ! Ainda não me acostumei a escrever de acordo com as novas regras e nem sei se caiu ou não o hífen de bem-vindo. Mas a essência continua a mesma. A saudação de um 2009 diferente, irreverente, criativo, amoroso, tolerante, honesto, prazeiroso, entre outras coisas... é o que eu quis transmitir

O meu começou diferente já nos primeiros segundos. Nunca tinha tido a sensação de estar numa bela camionete Land Rover, na free-way, ouvindo Dire Straits na virada do ano. Estava voltando da praia antes da queima de fogos e chegando a Porto Alegre após a queima de fogos. Ou seja, queimei essa etapa que estava em minha vida. Desde o início.

Comecei o ano com uma atitude diferente, inédita. Me agradou ! Só não gostei de ter deixado minha mãe na praia e ela entrado o ano sem a minha presença. Mas não vai faltar oportunidade pra isso ao longo de 2009. Ela entendeu !

Os anos ímpares me agradam. Foram nos ímpares que as melhores coisas da minha vida aconteceram, apesar de ter nascido num ano par.

Sou ímpar ! Os pares nunca me agradaram ou nunca me seduziram o suficiente para simpatizá-los.

O que depender de mim, 2009 será um ano bem criativo. Que seja pra todos vocês também.

O contracheque de 2011

                      Encontrei um contracheque de 2011 quando eu trabalhava na prefeitura de Porto Alegre, mais especificamente no DMAE. Eu...