A Lavagem Cerebral !

Tem pessoas, que por sua própria formação, tendem a crer que certas coisas são a pura verdade e o caminho para a felicidade.

O problema de entrar para esse time é que acaba-se perdendo o lado crítico que o cérebro custou a formar durante a fase de crescimento. Chamo isso de "lavagem cerebral".

Conforme consta no wikipedia, Lavagem cerebral (também conhecido como Reforma de pensamento ou Reeducação) é qualquer esforço constituído visando premir certas atitudes e crenças de uma pessoa - crenças consideradas indesejáveis ou em conflito com as crenças e conhecimentos das outras pessoas.1 Motivos para a lavagem cerebral podem incluir o objetivo de afetar o pensamento e comportamento do indivíduo que o sistema de valores padrão considerada indesejavél. A lavagem cerebral é atualmente um elemento forte na cultura popular globalizada e muitas vezes é retratada como uma teoria conspiratória.

Pois vejam isso. Pode ser verdade ou não mas há fortes indícios, baseados em estatísticas, de que a pessoa que se influencia demasiadamente por tal filosofia, idéia, ou outra coisa qualquer, tende a se fechar nessa crença e fica difícil trocar uma idéia com essa pessoa.

Elas se irritam, ficam agressivas, levantam o tom da voz na tentativa de impor à força àquilo que a sua mente assimilou mas se fechou para qualquer coisa que contrarie o assimilamento.

Nesses dias, contrariei certas atitudes de nossa empregada-cozinheira pois a mesma faz uma verdade lavagem organizacional nas coisas que encontra na casa. Talvez esteja na sua índole isso. E ela faz parte de uma dessas igrejas especialistas em captar pessoas vulneráveis a esse tipo de dominação. E começou a me responder de modo deselegante pois seus atos estavam sendo reprovados pelas regras da casa e aí o tom de voz subiu como uma ultima defesa a um elegante ataque.

E, do mesmo modo, vejo meus amigos petistas e outros ligados a sindicatos, que os mesmos sofreram de tal lavagem. Coisa mais difícil é tentar conversar sobre política com petistas e sobre a opção de não fazer greves com sindicalistas.

Sobe o tom de voz e abandonam a discussão como sendo uma das mais covardes atitudes pelo fato de esgotarem-se as argumentações. O próximo passo seria o ataque físico, pelo jeito.

Os psicólogos devem ter uma explicação para isso. O fato é que a conversa, a troca de idéias, a argumentação em seu pleno exercício fica muito difícil com esses radicais que perderam sua identidade inicial e se aventuraram para um túnel que pode não ter mais saída. 

Comentários

Postagens mais visitadas