Precisamos de 100 anos na história !

Li isso não sei onde mas concordo com a afirmação. Menos de 100 anos, em termos históricos, ainda nos conduz ao calor dos fatos, da vivencia da situação.

Perguntar para mim se o regime militar no Brasil foi melhor que essa democracia tupiniquim que vivenciamos hoje, eu não saberia responder.

Vivi esses dois momentos mas com poucos dados coletados para ser categórico no assunto e ter uma opinião convicta.

Pelo que venho observando, existem prós e contras. Nos pontos prós aponto a grande preocupação no investimento da educação. Tínhamos escolas públicas que eram referencias em qualidade, muito superiores a muitas escolas particulares. As crianças do ensino fundamental e médio tinham um uniforme facilmente identificados na sociedade e que sabíamos quem estava e quem não estava nas escolas no período de aulas.

As escolas ofereciam merendas diárias, se estudava muito sobre educação moral e cívica e há de quem não se levantasse se sua classe quando adentrava um estranho na sala de aula.

Confesso que o conteúdo desse aprendizado poderia ser questionado e que muita coisa se ocultava na fala dos professores com um grande restrito de pesquisas por não termos ainda uma internet livre.

Essa era uma das restrições. Uma pela dalta de tecnologia e outra pelo arbítrio no selecionamento das coisas que poderiam ou não serem divulgadas.

Mas os dias de hoje, com toda essa liberdade ? Nunca se roubou tanto nesse país, nunca se teve tanta liberdade em roubar e não receber sua contrapartida ! Nunca nossa posição no ranking da educação esteve numa situação tão humilhante.

É uma grande discussão para uma grande mesa de bar. E com um preço de cerveja nunca visto tão exorbitante quanto agora.

Comentários

Postagens mais visitadas