Ainda bem que não sou famoso !

Morrer no anonimato tem suas vantagens. No máximo ter sido admirado por um grupo de amigos e pessoas próximas em virtude de atos produtivos que realizamos ao longo da vida. Isso nos da uma imunidade muito importante.

Nosso nome nunca receberá uma homenagem de um bairro, uma rua, um prédio. Isso é reservado aos famosos. Aos que estiveram na mídia ao longo da vida. Mas já refletiram sobre isso ?

Vamos aos fatos. Geralmente cabe aos vereadores essas nomeações e pseudo homenagens. É uma das tarefas que eles adoram. Se preocuparem com os problemas da cidade já estão além das suas capacidades neurológicas. Vou citar alguns exemplos de cidades onde morei, mais concentrados nos exemplos de Porto Alegre, onde conheço mais.

1, Bairro Mário Quintana (Porto Alegre).

Quem conhece a obra desse poeta gaúcho tem um orgulho imenso. Uma pessoa simples e sempre dedicada à leitura e a divulgar suas obras para as pessoas refletirem suas idéias.
E o bairro em sua homenagem é um desastre. Nada a ver com ele. Violência, bandidagem, tráfico de drogas, altos índices de insegurança e criminalidade. Dava para saber quando deram o nome ao bairro numa homenagem macabra que o que estava ao redor era uma região problemática. E deu no que deu.

Quando tu conheces uma pessoa bacana e pergunta onde ela reside e ela responde: no Mário Quintana....obviamente que tem muita gente boa que mora por lá mas o poeta não merecia ter a associação de seu nome e obra num bairro como aquele.

2. Parque Chico Mendes

Sem comentários. Fica ao lado do bairro acima citado.

3. Rua José Bonifácio

Um estadista recebeu uma homenagem que se transformou na rua de garotos de programa e muita confusão. De dia é linda, bem arborizada. A noite é um breu e muito perigoso de passar ali à pé ou mesmo de carro. Lastimável.

4. Complexo do Alemão

Esse no Rio de Janeiro mas ainda bem que ninguém sabe quem é o tal do alemão.

5. Bairro Cidade de Deus

Também no Rio de Janeiro. Já foi tema de filme e o que se vê lá, e se viu, não tem nada a ver com a bondade de quem acredita no seu ente maior. Nem merece maiores comentários.

Outro dia, citarei outros locais. E também aqueles que se transformaram em homenagens gratificantes.

Comentários

Postagens mais visitadas