Uma semana sem celular !

 Assisti essa semana um documentário bem interessante na Netflix sobre o uso das redes sociais e a dependência que as pessoas tem em relação aos celulares e assimilados.

Resumindo: o documentário afirma que, nas redes sociais existem os clientes os quais são as empresas que patrocinam e colocam suas propagandas. E os produtos somos nós dando de mão beijada toda e qualquer informação do estilo de vida, o que gostamos, o que consumimos, onde vamos nas férias, quem são nossos amigos e por aí vai.

Nesse documentário participa uma família com 3 filhos adolescentes e, numa noite, a mãe diz: hoje sem celular na mesa. E ela comprou um recipiente sensacional. Funciona como um cofre com um temporizador. Ou seja, tu podes colocar ali biscoitos, dinheiro e....celulares para não serem usados no tempo programado. Podem ser algumas horas ou dias.

E ela colocou todos os celulares dos adolescentes e disse: programei para dois dias ! Foi um caos ! A gurizada não sabia o que fazer durante dois dias sem acesso às redes sociais.

Esse documentário nos trás, também, uma estatística alarmante sobre o número de adolescentes que se mutilam ou se suicidam. Todos relacionados, segundo a pesquisa, com a dependência das redes sociais. 

Eu já estou nos 60 anos. Passei 34 anos sem celular e sem acesso a redes sociais pelo simples fato que elas não existiam e minha vida e personalidade foi criada sem essa muleta.

Minha primeira rede social foi o Orkut. Era bem melhor que o atual Facebook. Sei lá. É a mesma coisa que o cara afirmar que o Atari tinha muito mais emoções que os Playstations da vida. São coisas diferentes. Emoções diferentes. 

Confesso que gosto dessa interação. Tu se comunica com quem está longe ou vê pouco, tu fica sabendo por onde teus amigos andam (se não for fake) e por aí vai. Uma vez vi uma postagem de um cara de Pelotas em frente a Torre Eifel. O cara nem passaporte tinha mas postou como se estivesse lá.

Pergunto: qual a necessidade disso ? O que está faltando na vida dessa pessoa para complementar a sua personalidade ?

A profissão do futuro, ou já da atualidade, é o psicólogo. Cada vez mais as pessoas vão recorrer a esses profissionais para descobrirem o que elas são e o que as direcionam em algum rumo da vida.

A internet veio para facilitar nossas vidas. Pelo visto, veio para complicar.

Antigamente não tínhamos esse problema. Mas isso antigamente.

Típica frase de um idoso. Muitas vezes, sábio.


Comentários

Postagens mais visitadas