A vida não é tão bela assim !

Num dos inúmeros discursos infelizes do ex-presidente Lula, ele disse que sua mão nasceu analfabeta. Ora, não foi um castigo de Deus para com a sua pobre família que hoje está rica graças a outros artifícios que independem de o cara saber ler bem, falar bem e ser um alfabetizado por completo.

Todos nós nascemos analfabetos e isso é uma tarefa que a grande maioria não consegue vencer, se tornando o alfabetizado informal. Ou seja, dá pro gasto, pra ler horóscopo e crônicas policiais. Mas é quase impossível ir ao cinema e acompanhar a legenda. Só filme dublado mesmo !

Mas o tema que me proponho é um pouco diferente. A vida não é tão bela assim. Reflitam os seguintes pontos que colocarei aqui:
- quando a gente está com aquela plena disposição de adolescente, com todo gás, não conseguimos entrar nos lugares legais pra dançar e se divertir ao som de uma boa música e um bom som.
Quando podemos, já surgiram outros compromissos que não nos deixa sair todas as noites.

- tá certo, a grana começa a entrar pelo trabalho mas no auge de dirigir bem, reflexos apurados, só conseguimos adquirir um carro 1.0, lento, sem banco de couro, sem ABS, sem uma série de coisas que a gente teria o máximo prazer em usufruir.

Quando conseguimos comprar um bom carro, já estamos bem mais velhos, reflexos deixando a desejar, algumas barbeiragens vez que outra e esse carro não servirá mais pra sair com a mulherada. Só as gatinhas interessadas na tua conta bancária. E olhe lá !

- na fase de estágio e primeiros empregos nosso destino não passa das praias mais próximas ou Porto Seguro ou excursões da CVC. Estamos com plena disposição para fazer de tudo e ir em lugares legais.
Mas isso só será possível mais velho quando teremos mais grana para ir no lugar que quisermos. E a saúde já não ajuda tanto. Dormimos mais cedo, trocamos a balada pela leitura de um livro, pelo joguinho de cartas, etc...

- e quando estamos com toda a disposição possível, os empregos topo de linha não são para esse time de adolescentes. Mas eles é que teriam a ousadia de fazer a coisa diferente, a irreverencia da idade, a criatividade aflorando. Quando adquirimos toda a experiencia, qualquer mudança é complicada e colocamos uma série de empecilhos para que a gente fique acomodado, sem stress.

- e quando conseguimos juntar uma boa grana, ela ficará para os herdeiros. Não foi possível utilizá-la por causa da cadeira de rodas, das dores, da acomodação e da vidinha caseira.

E essa conta bancária gorda seria um prato cheio para quando éramos jovens e com disposição, vontade e curiosidade para fazer de tudo e explorar o inexplorado.

Coisas da vida !

Comentários

Candice Deliuxe disse…
Otávio, primo!

Vim aqui dar um alô no seu texto e confesso que me deu uma vontade de te escrever falando sobre minha impressão e uns questionamentos também que surgiram...

Sobre o texto do Lula, prefiro me abster porque é algo que não me acho apta a falar porque estou há quase 6 anos fora. Espero que entenda.

Sobre a segunda parte, essa sim eu adoro e muito me interessa!

Vamos a la jack o estripador (e vejamos se a vida é bela ou não)

- adolescente, bem, você está morando na casa dos pais, sem dinheiro, tem a cobrança de estudar para ser "alguém na vida" por isso não pode sair pra night todas as noites. Conclue-se que é uma fase e que você luta e corre atrás para sair dessa bravamente. Começando a ser independente financeiramente. Afinal você está cheio de energia.

Até quando dura essa fase?

E são tantas possibilidades de interesses nessa fase da vida....essa de ser feliz e correr num carro de banco de couro tendo o máximo de prazer é um deles.

Daí você compra um bom carro...

Mas tem tanta gente que eu conheço que o que eles estão querendo é se livrar do carro. Outros indo morar na praia, se livrar da metrópole. Quantas pessoas simplesmente não se interessam por carros.

Esse personagem que você cita que tem um bom carro, mas já está deixando a desejar, é barbeiro e não consegue mais mulherada. Uau. Imagina que triste ele saber que todas as mulheres que olham pra ele, primeiro vão ver sua conta bancária e aí se ele der sorte, consegue um carinho. Bah, esse tá mal mesmo...

Mas que trabalhão pra chegar no estado deplorável desse personagem! já pensou?

...é tiro no pé pra lá e pra cá!

Não tem outros caminhos para se escolher que sejam mais tranquilos, belos e que nnao resultem nessa tristeza?

Achei engraçado sobre as excursões da CVC mas você já pensou quantos casais já mais velhinho são beneficiados com o Guia!

Quando você é jovem, vc não vai de CVC...a tendência é ir com os amigos pra praia fazer bagunça. Ou mesmo pegar um fim de semana em Buenos Aires.

- No paragrafo do "emprego topo de linha que não são para adolescentes" posso te dizer que tá tudo virado. As coisas estão mudando...

- A experiência que você fala é feita exatamente para colocarmos uma série de "empecilhos" PELA PAZ, sem stress na vida. Acomodado é uma coisa, sem stress é outra. Não gosto de acomodação. Luto contra ela e tenho vencido.

E isso tem a ver (pelo menos para mim) com a rotina do dia a dia:

Quanto você dorme, como se alimenta, se pratica algo com o corpo, os hábitos, o trabalho com as emoções, a maneira de pensar e se perceber como ser humano nesse planeta.

Conseguir juntar uma boa grana com mais idade? legal se rolar, mas tudo bem também se não. Isso não precisa ser importante. Puxa, senão a vida realmente não pode ser bela.

...mas se a grana vier, que beleza...só será trsteza gastar com dores, cadeiras de roda...

Bom, então resumimos no fim da vida que a conta bancária é que importava quando éramos jovens e aí vai meu questionamento...é isso mesmo?

Tem uma moçada de 20 poucos anos fazendo a mala de dinheiro com essa nova modalidade que nos faz ficar por horas em frente a essa tela chamada computador e sua amiga a Internet.

Essa garotada de 20 anos manda no mundo e viciou um monte de gente e faz o mundo girar dentro dele. dinheiro. fama. mas ninguém nem percebeu.

Escrevo tudo isso só porque esse texto é apenas um pedaço de um tanto de estilos de vida que se pode escolher. Isso claro depende em boa parte onde você vive, que cultura se absorve, seus questionamentos e tudo mais.

São apenas planos, retratos de exemplos de vida. Como esse que foi colocado aqui.

Por isso que achei interessante seu texto, porque é um mundo no qual me vejo muito distante.

Explorar o inexplorado? sempre haverá tempo.

Um abraço aqui do hemisfério norte primo.

Candice

















Candice, respondo tardiamente teu comentário mas o achei meio ousado, talvez na mesma maneira que minha postagem. Sobre a minha realidade, tens uma visão muito superficial da verdadeira realidade. Mas é essa imagem que eu te passo e assim tiraste tuas precipitadas conclusões. Apesar de tudo que escreveste, infelizmente a grana disponível faz a diferença. Não colocarei aqui a imagem que tenho de vocês morando na Califórnia e pouco me interessa de onde vieram os recursos para tal feito. mas agradeço bastante o prestígio pelo meu blog. Beijão do primo !

Postagens mais visitadas