Mais um pouco sobre as manifestações !

Vivi meu tempo de estudante universitário, nos anos 80, na UFRGS. Fazia os cursos de engenharia civil e estatística e participei ativamente de alguns movimentos estudantis. Minha atuação, nesse sentido, junto com outros colegas, foi matéria nos jornais locais, entrevistas nas rádios e muita agitação.

O contraponto disso tudo foi que formamos um grupo contra as diretrizes da UNE e dos centros universitários pois discordávamos de uma greve deflagrada por uma minoria em função da refeição do restaurante universitário ter aumentado alguns centavos. Nesse mesmo restaurante, era servido Coca-Cola subsidiada por verbas federais mas isso nunca foi motivo de protesto apesar de eu, na época, achar um verdadeiro absurdo.

Coincidentemente, éramos um grupo formado por 11 pessoas. O mesmo número de pessoas que fizeram história na nossa trajetória e que foi conhecido como o Grupo dos Onze ! Saiba um pouco mais sobre isso no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupos_dos_Onze.

E, em meio à luta estudantil, em pleno regime militar, desafiamos a força dos DCE´s e partimos para uma empreitada jamais vista nos meios acadêmicos.

A reitoria da UFRGS nos apoiou como pode e fomos tachados como "pelegos" do movimento militar. Vos digo que não era bem isso. E, se hoje tivesse aquela disposição estudantil para sair às ruas, afirmo que sairia para propagandear que a anarquia e depredação são são bons caminhos a se trilhar.

A inteligencia está sempre acima de tudo e que uma boa argumentação sempre é ouvida e refletida !

Comentários

Postagens mais visitadas