O Cavalo Encilhado !

Esse é um termo gauchesco referente a uma oportunidade, geralmente única, que passa na nossa frente e que temos que subir no cavalo ou deixá-lo partir.

Refere-se aquela situação de pegar ou largar um negócio, um emprego, um novo rumo na vida e que a ousadia de encarar a oportunidade pesa muito. Como somos cagões ! Se o cara vem de uma família acomodada onde tudo que se tem de idéia inovadora e revolucionária soa como uma música fora do contexto, o balde de água fria é inevitável. E aquele ímpeto empreendedor que a gente tem aos poucos vai se diluindo em direção a uma vida pacata e comum.

Esse é o grande desafio do adolescente com um dom que já veio no seu DNA. Um exímio baterista, guitarrista, cantor, músico, entre outas tantas profissões l ..... tem ele, o talentoso, dentro da sua própria casa uma grande resistencia a não seguir adiante. Nossos pais, e afirmo que isso ainda existe fortemente, não conseguem ver que músico, ator, comediante, pipoqueiro.... é, também, uma profissão e que se pode viver dela.

Os nossos pais afirmam que somente alguns se dão bem nesse ramo. Somente alguns tem a sorte de ficarem ricos fazendo shows e tudo mais. Eu retruco dizendo que isso está em todas as profissões. Nem todos os engenheiros, médicos, psicólogos, administradores, artistas, comediantes, empresários, etc...são ricos e famosos. Isso está sempre reservado a um pequeno grupo.

Mas a pergunta que faço é a seguinte: quem disse que eu quero ser rico e famoso ? Eu quero fazer aquilo que eu gosto e sei fazer muito bem e sou bom ! E, certamente, serei um cidadão feliz e realizado comigo mesmo. Não morrerei de fome e terei uma vida boa, talvez rico e famoso, talvez feliz e realizado, nunca um frustrado.

Comentários

Postagens mais visitadas