A Semana da Pátria !

Vejam só ! Um artigo sobre a semana da pátria lá pelos anos 70, época dos militares no poder, eu estudando em um colégio marista e com um tio tenente da aeronáutica.
Nesse contexto surgiu a oportunidade de levar a minha turma dos riquinhos do Colégio Marista Rosário, para um passeio de avião, em um daqueles de 4 hélices, bancos de madeira enfileirados junto às escotilhas, para um passeio pela cidade de Porto Alegre.

Era uma cena comum naquela época e falei com o padre responsável por essas empreitadas externas à escola e ele concordou. Achei engraçado a atitude de alguns pais dos riquinhos colegas de afirmarem que não colocariam a vida de seus filhos em risco voando em aeronaves na FAB, a Força Aérea Brasileira, pois haveria um risco de tragédia.

Ora, ora ! Se um militar mais atento às palavras desses pais de abastados financeiros estivessem mais atentos, estaria exposta uma explícita agressão às forças aeronáuticas desse país em um pleno desafio as suas capacidades de fazer um vôo turístico pela cidade de Porto Alegre onde o tempo total não passaria de, aproximadamente, 15 minutos.

Mesmo assim, a maioria da turma da minha classe foi e se divertiu bastante. E, diga-se de passagem, o avião não caiu e ninguém morreu. Pelo menos dessa vez !

Comentários

Postagens mais visitadas