Pegue sua cadeira de rodas e vá viver sua vida !

O título da minha postagem é forte. É uma crítica que tenho sobre as palestras de auto-ajuda feitas por deficientes físicos, cadeirantes, surdos-mudos e todos aqueles que viram nesse segmento uma oportunidade de ganhar a vida.

Nada tenho contra esse tipo de iniciativa. Assim como temos palestrantes deficientes que nos levam às lágrimas ao final da sua explanação, temos, também, ótimos palestrantes que nos levam às lágrimas ao final de sua explanação. Cada um do seu jeito. Cada um dando o recado proposto.

Qual a diferença entre esses dois tipos de palestrantes ? Nenhum ! Um se vale da sua condição de deficiente físico, cadeirante, etc...e o outro é uma pessoa que não teve esse tipo de problema. O recado dos dois é, geralmente, muito semelhante.

Por isso que não me emociono muito com o apelo do melhor estilo "coitadinho" quando um cadeirante vem me dizer o que tenho que fazer na vida para ser feliz ou uma pessoa melhor.

Cada um tem seu estilo de vida, cada um sabe o que é melhor pra si ou não.

E deixo uma questão no ar: quantos mudaram radicalmente suas vidas após terem assistido uma palestra de auto-ajuda sendo ministrada por um deficiente ou um que não seja deficiente ?

Comentários

Postagens mais visitadas