Poderia ser de outra maneira !

Acho estranho que tantos jovens, a maioria estudantes de boas faculdades, conseguem se reunir para protestos mas não conseguem serem criativos nos protestos. Protestar faz parte da indignação humana e indignar-se é uma coisa extremamente natural.

Porto Alegre viveu um caos nas últimas noites. O motivo era o impedimento da ex-presidente Dilma ter sido tirada do poder. O assunto é complexo mas uma coisa eu fico pensando: alguma coisa ela fez para ter recebido esse castigo, digamos assim. Alguma coisa foi feita que deu margem à contestação e, consequentemente, a sua retirada do cargo. As coisas, por mais questionáveis que sejam, não acontecem gratuitamente e nisso sempre costumo citar a segunda lei de Newton, na física: toda a ação corresponde a uma reação de igual intensidade e sentido inverso.

Pois bem. A forma de protestar vem em função de uma ação e resultou na baderna de milhares de jovens nada criativos nas ruas de Porto Alegre. Pessoas foram agredidas em bares enquanto tomavam suas cervejas mas presenciei um grupo de jovens protestantes tomando cervejas em um bar após os atos de repúdio. Certamente não gostariam de serem incomodados nesse momento.

As mídias mostraram esses mesmos jovens pixando muros de casas e estabelecimentos comerciais e destruindo a fachada de uma das agências do Bradesco. Qual o objetivo disso eu desconheço mas deixo aqui, para finalizar, uma sugestão.

Se o Bradesco os incomodam, jovens baderneiros, façam uma campanha para que as pessoas fechem suas contas no Bradesco. O resultado será muito mais significativo que destruir fachadas de agências. Os bancos são ricos e colocar uma fachada é um prejuízo ínfimo para eles. Mas a partir do momento que os correntistas começarem a dar as costas para a instituição bancária, certamente o resultado vai ser olhado com carinho pelos banqueiros. Os bancos só existem pela existência de clientes. 

Baderneiros, comecem uma campanha para que as pessoas fichem suas contas nessas instituições e as reabram em bancos em forma de cooperativas. Vocês serão muito melhor vistos pela sociedade pela criatividade e não pela baderna gratuita e irresponsável.

Comentários

Postagens mais visitadas