Frases fora de moda !

O título dessa postagem já começa mal. Falar em coisa fora de moda é realmente dizer que algo já não serve mais. Mas é aqui que está o cerne da discussão: por que não serve mais ? Claro que serve e sempre alguém criativo dará nova roupagem àquilo que outrora não serviria mais mas que agora serve.

Em termos gramaticais, cito algumas coisas usadas até hoje mas que não tem mais sentido. Vamos aos exemplos:

01. Caiu a ficha

Mas que ficha é essa ? Caiu onde ? Tempos atrás, quando os orelhões (aparelhos públicos para uso da telefonia fica) existiam, usava-se uma ficha, parecida com uma moeda, que nos dava tantos minutos (ou segundos) para se falar ao telefone e ela só cairia quando se completava a ligação. Como era coisa rara de completar a ligação, o termo acabou se popularizando quando uma pessoa conseguiu entender determinada situação real da vida. Os catarinenses chamavam essa ficha de orelhão de "pastilha de prosa".

02. Cachorro Viralata

Hoje não temos mais latas nas ruas e os cães, à procura de comida, não conseguem virar um contêiner. Mas entre a época das latas e do contâiner existiu, e ainda existe, os sacos de lixo e essa expressão deveria se transformar em "cachorros rasca-sacos". Esse nome também muito se usa para se referir a uma pessoa desacreditada, perdida..."O cara é um baita viralata". Sinônimo de estar sem rumo na vida.

Mais adiante escrevo outras pois sem que o tempo é curto e ficar lendo cultura inútil atrapalha a programação diária do ser humano. Mas cumpri meu horário.


Comentários

Postagens mais visitadas